Publicidade
Empreendedorismo A.WEB2.0 e D.WEB2.0 – Mudanças, oportunidades e desafios em escala
04 de Junho de 2012

Empreendedorismo A.WEB2.0 e D.WEB2.0 – Mudanças, oportunidades e desafios em escala

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Fernanda Bornhausen 04 de Junho de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Comecei a empreender, por acaso, em 1986. Hoje posso dizer que sou um apaixonada por empreender, seja nos negócios, seja no empreendedorismo social. O que mais me desafia e me move a cada dia nesse campo são as mudanças que vêm ocorrendo, em velocidade alucinante, pós advento da web 2.0.

Nos últimos anos tenho ministrado palestras sobre empreendedorismo em vários e diversos ambientes, para diversos públicos e em diversas cidades, estados e países. Quem me acompanha aqui no AA, sabe que fui ao Japão para ministrar 3 palestras sobre empreendedorismo social (experiência única, maravilhosa e inesquecível que me foi oportunizada em função do advindo da web 2.0). Na semana passada, ao preparar duas palestras sobre empreendedorismo para jovens, parei para pensar bastante sobre as mudanças, oportunidades e desafios do empreendedorismo após o advento da web 2.0.

Publicidade

 Aproveito esse espaço para compartilhar um pouco  desses pensamentos, vivências e sentimentos sobre o tema. Durante esse estudo e reflexão, para mim ficou bem claro a necessidade da divisão do empreendedorismo antes da web 2.0 e depois da web 2.0, e por isso decidi lançar as siglas A.WEB2.0 e D.WEB2.0 para o empreendedorismo.

  Elenco aqui alguns pontos que considero relevantes: A.WEB2.0: de 1986 a 1995 os empreendimentos se limitavam a locais físicos e com geografia bem definida. A propaganda e o marketing seguiam nos modelos tradicionais. A tecnologia impactou os negócios, mas não transformou significativamente o comportamento do consumidor.

  Logo após o advento da web 2.0 as mudanças começaram a ocorrer de maneira muito rápida, ficando difícil para a grande maioria dos empreendedores acompanhá-las. De 1995 em diante as mudanças começaram a afetar os empreendimentos, principalmente com o início do e-business.

Mas com o advento da WEB 2.0 é que as mudanças para o empreendedores foram mais significativas. Para mim, a maior e mais siginicativa de todas é a mudança de comportamento do consumidor.

O que assistimos hoje não é uma revolução advinda da tecnologia, mas sim uma mudança de comportamento das pessoas em seus mais diversos papéis na sociedade.

Com essas mudanças, surgiram inúmeras oportunidades e enormes desafios. As TICS abriram novas oportunidades de produtos e serviços e  novos mercados. Esse novo consumidor, ainda pouco compreendido e estudado, busca por soluções de seus problemas de velocidade, qualidade e preço. Essas mudanças estão demandando novos modelos de negócios, para os quais a grande maioria dos empreendedores não estão preparados.

Estou convicta que se faz necessária uma mudança de modelo mental para empreender com sucesso hoje em dia. Segundo o Bill Gates, em 2007 as empresas que terão sucesso na próxima década serão aquelas que utilizam ferramentas digitais para reiventar a sua maneira de trabalhar. Essas empresas tomarão decisões com rapidez, atuarão com eficácia e irão atingir direta e positivamente os seus clientes. Ao tornar-se digital, você estará na vanguarda de uma onda de mudança que destruirá a velha maneira de fazer negócios.

E escrevendo sobre esse tema, acho difícil deixar de falar do Steve Jobs pois ele não era um homem da tecnologia como muitos o consideram. O fundador da Apple era antes de tudo um arguto observador dos costumes da sociedade. Seu foco não estava nos produtos, mas sim na maneira como eles poderiam servir ou modificar comportamentos nas pessoas, algo que, quando alcançado, assegura a fidelidade do consumidor. Para ele, a tecnologia era um instrumento para influenciar a cultura e satisfazer – muitos diriam até mesmo criar – desejos e necessidades em consumidores de todo o planeta. 

Refletindo sobre essas mudanças, me arrisco a dizer que empreender hoje é mais fácil do que quando comecei, mas a versatilidade tem que ser muito maior. Que sem uma mentalidade INOVADORA, uma mudança de modelo mental, é muito difícil chegar ao sucesso como empreendedor nesse novo cenário.  Que para alcançar essas mudanças, tanto no âmbito pessoal e como no emprendedorismo, temos que mergulhar no estudo do comportamento das pessoas, que investir no conhecimento de novas técnicas e ferramentas, que experimentar e fazer pequenas apostas.

Nesse meu caminho como empreendedora D.WEB2.0 muitas pessoas, livros e técnicas  têm me inspirado e ajudado a me preparar e atuar nesse cenário. Como são muitas,  compartilho com vocês algumas que considero que tem feito a diferença :

Peter Sims com suas pequenas apostas (Little Bets) me  ajudou muito no quesito mudança de modelo mental. ‘A semente deste livro foi plantada quando eu estava em Stanford Business School. Uma das coisas mais comuns que eu ouvia as pessoas dizerem era que gostariam de fazer algo novo – ter uma carreira convencional, ou começar uma empresa -, mas que precisavam primeiro de uma grande ideia. Até então eu tinha trabalhado como um investidor de capital de risco, e nesse trabalho, eu aprendi que os empresários mais bem sucedidos não começam com idéias brilhantes. – eles descobrem as ideias.’ Peter Sims

Como o livro Lttle Bets ainda não foi traduzido para o português compartilho algumas ideias neste meu artigo.

Alex Osterwalder – BMGEN – Modelos de Negócios inovadores, que me foi introduzido pela super competente  e antenada Maria Augusta Orofino.

Thomas Davenport – Competição Analítica.

 

Para finalizar, sugiro transformar a frase clichê sobre empreendedorismo:

Empreender é realizar sonhos em Empreender D.WEB2.0 é realizar sonhos que há 10 anos pareciam impossíveis.

No blog da Clear Educação e Inovação você encontrará vários posts sobre esses assuntos, escritos por mim e por nossos parceiros. Espero que os mesmos possam ser úteis nessa jornada desafiadora que é empreender D.WE2.0.

Sintam-se a vontade para comentar, participar na discussão, criticar e etc. Vocês me encontram no email [email protected], Twitters @fernandabornsa e @cleareducacao.

Obrigada pela leitura e até a próxima!

Publicidade