Confira 7 dicas para empreender

28 de Janeiro de 2020

CEOs e especialistas mostram, aqui, que ser empreendedor não é tão assustador como parece

Pessoas que possuem o desejo de montar seu próprio negócio, geralmente, são rodeadas por histórias que os dão um certo receio de entrar no mundo do empreendedorismo. Dessa forma, abaixo estão dicas e relatos de CEOs para mostrar que ser empreendedor não é tão assustador como parece.

 

 

1. Mito: Conquiste o mundo!

Verdade: Derrube um pino por vez

Essa é a dica da Involves, empresa catarinense de software para gestão de trade marketing. André Krummenauer, CEO e cofundador da empresa, conta que após implantar seu serviço no mercado, os sócios fundadores acreditaram que poderiam atuar em diversos setores simultaneamente. “Nós vendíamos a solução para distribuidores, agências e indústria, dentro deste último, atacamos eletrônicos, cosméticos, alimentos, bebidas etc., e isso representou um foco muito amplo ou, melhor colocando, uma grande falta de foco na nossa atuação”. 

Ele lembra que não adianta iniciar querendo conquistar o mundo inteiro ao mesmo tempo. "Foque em um segmento, entregue o máximo de valor para a categoria e depois vá, aos poucos, para outras frentes. Nós teríamos sido muito mais cirúrgicos e escalado de forma mais organizada e eficiente se tivéssemos foco desde o início”, comenta André.

 

 

2. Mito: Invista capital próprio

Verdade: Procure investidores qualificados

“Investir o patrimônio no próprio negócio é uma prática comum na cultura empresarial. Entretanto, também é possível criar negócios inovadores com a ajuda de investidores”, afirma o CMO da Motoboy.com, Rafael Perboni. Ele conta que investidores qualificados aumentam as possibilidades de se executar um negócio de valor, além de oferecer oportunidade para parcerias estratégicas e evitar a perda de foco do empreendedor.

 

 

3. Mito:  Empreender é agir

Verdade: É preciso agir certo e na velocidade certa

“Tem poder quem age, mais poder ainda quem age certo, e super poderes quem age, age certo e na velocidade certa”, diz Luiz Alberto Ferla, fundador e CEO do DOT Digital Group. Para ele, empreender é um exercício de confiança, assumir riscos e acreditar que pequenas ações terão repercussões positivas para a comunidade. “Inspirar e exercitar essa confiança faz parte da construção de um país empreendedor e competitivo”, afirma o CEO.

 

 

4. Mito: Qualquer ideia pode dar certo!

Verdade: Valide sua ideia

Para Guilherme Verdasca, CEO e cofundador da Transfeera, startup open banking de Joinville, a maior dificuldade do empreendedor é entender que a validação serve para coletar feedbacks que irão auxiliar na construção da empresa. “A validação evita que você gaste dinheiro, tempo e energia — fatores muito importantes para qualquer empreendedor —  para lançar produtos ou soluções que não vão ter aceitação nenhuma no mercado”, explica.

 

 

5. Mito: Saia fazendo!

Verdade: Planejar é preciso

“É fundamental testar a ideia, estudar o mercado e conhecer seus potenciais e limitações. Só assim é possível amadurecer o negócio, entender o nível de esforço a empregar e prever oportunidades”, diz Robledo Ribeiro, fundador da HostGator. Um completo plano de negócios consiste na ideia central, o público-alvo, o produto ofertado e a estratégia comercial. Ter uma previsão das necessidades financeiras, de pessoal e de ativos, além de uma política de preço e divulgação também conta a favor.

 

 

6. Mito:  Você precisa ter muito dinheiro para iniciar

Verdade: Comece com o que tem

“Grande parte dos empreendedores começa com recursos próprios, de familiares ou amigos. É comum vermos startups usarem do dinheiro na hora errada, o que pode gerar grandes problemas no futuro. É preciso estar atento na hora e no jeito certo de investir”, afirma Alexandre Souza, gestor do Startup SC do Sebrae SC. 

Ele lembra que dinheiro, apesar de ser um fator importante, não pode ser um obstáculo na hora de empreender. Isso porquê, hoje, existem programas gratuitos dedicados inteiramente a auxiliar startups iniciantes a se estruturarem, com iniciativas que abordam desde empreendedores em fase de pós-ideação até a captação dos primeiros clientes. É um exemplo do Programa de Capacitação Startup SC, que com uma série de workshops e mentorias, tem o objetivo de capacitar pessoas que queiram criar negócios de base tecnológica.

 

 

7. Mito: Sociedade entre pessoas com as mesmas habilidades não dá certo

Verdade: Defina os papéis de cada um

Esse foi o aprendizado da Effecti, startup de Rio do Sul, especializada em soluções tecnológicas para fornecedores participantes de licitações. Os empresários Everton Porath e Fernando Salla, muitas vezes, ouviram que precisariam de um sócio com outra habilidade para que seu negócio desse certo. Mas este "mito" foi quebrado depois que desenvolveram novas aptidões quando entraram no mundo do empreendedorismo.

“Nós dois temos a mesma formação, ambos programadores, mas desde o início definimos qual seria o papel de cada um na empresa, como seria a divisão de tarefas, criando uma sociedade que se complementava”, explica Salla. Atualmente, Fernando é o CEO, responsável pela parte estratégica, criar relacionamento e conexões com o mercado, enquanto Everton é o COO, cuidando de toda a parte operacional.