Comércio catarinense registra aumento de 4,57% nas vendas no Dia das Crianças

15 de Outubro de 2019

FCDL/SC atribui crescimento à retomada do consumo

Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o crescimento nas vendas no Dia das Crianças foi de 4,57%, em relação ao mesmo período do ano passado. O tíquete médio das compras foi de R$ 143,28 e os itens mais procurados foram brinquedos com 39,71%, seguido de vestuário - com 26,81%. O levantamento foi realizado em empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades do estado de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC).

Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da Federação, o resultado se deve ao aumento do nível de confiança dos consumidores e empresários, ao corte dos juros iniciado pelo Banco Central e ao controle da inflação, que permanece dentro da meta. “O balanço positivo teve como aspecto determinante o impacto da retomada do ritmo de consumo das famílias e a liberação do FGTS”, completa. 

Foi o segundo ano de crescimento na data, pois em 2018 houve avanço de 3,49% nas vendas, em relação a 2017. “Santa Catarina prossegue com um cenário mais positivo do que o restante do país, o que é um grande alento para o comércio”, observa Tauffer.

Até o final do ano, as próximas datas especiais do varejo serão a Black Friday e o Natal.