Coluna de Fernanda Bornhausen de Sá | Empresas Plataforma – Por que elas mudam tudo nos negócios?

04 de Maio de 2016

- Nos últimos anos temos asistido empresas que começam do zero e em poucos anos valem bilhões de dólares, principalmente nos EUA. São as EXOs - Organizações  Exponenciais.  

- Muito se fala de UBER, AirbnB, Youtube, Facebook e outras. O que pouco se tem falado é que essas empresas têm algo em comum, são Empresas Plataforma e que a disrupção de várias delas está no modelo de negócio. 

- A inovação disruptiva é o assunto do momento no mundo corporativo. A maioria dos empreendedores e executivos antenados estão em busca de uma solução disruptiva para seus negócios, desde startups no campo das ideias até as empresas globais.
 
Pelos pontos acima, que vamos compartilhar com vocês neste post, um pouco de nosso conhecimento e entendimento no assunto, bem como artigos e livros sobre o tema. 

Algumas características de plataformas
- Plataformas operam de uma maneira diferente das empresas lineares.
- A plataforma não possui ou controla a sua oferta da forma como uma empresa linear faz. 
- Plataforma cria e faz crescer uma rede. 
- A rede é o local onde a plataforma aproveita a sua oferta - pense no Uber e seus drivers e no iPhone e desenvolvedores de aplicativos. 
- Empresas lineares têm um grupo de clientes: as pessoas (ou empresas) a quem vendem seus produtos.
- A plataforma tem pelo menos dois grupos de clientes distintos: seus consumidores e produtores.
- Ameaçam muito mais as empresas existentes do que os negócios disruptivos lineares. 
- Plataformas criam novos mercados!

Iphone: novo mercado de usuários do Iphone e de desenvolvedores de Apps. Plataforma de disrupção no mercado de smartphones.

Uber: disruptivo via plataforma em mercado existente.Também criou um novo mercado via UberX. 

Exemplos de empresas plataforma
AirBnb, UBER, Facebook, Google, Instagram, Pinterest  e YouTube.

O efeito Rede
- Uma vez estabelecida uma forte rede em torno de seu core business, a empresa plataforma utiliza a rede de forma inteligente para criar novos grupos de clientes e novos mercados. 
- As redes são expansíveis de uma forma que as cadeias de abastecimento tradicionais não são.
- A maioria das plataformas cria novos mercados. A maioria das plataformas de sucesso é disruptiva. 
- Na introdução de inovações disruptivas é que se constroem novas redes, comunidades e mercados.

A Revista Harvard Business Review, de abril de 2016, contém 4 excelentes matérias sobre como as Plataformas estão reformulando os negócios, como as plataformas mudam a estratégia.

Compartilhamos aqui os resumos das 4 matérias:  

1 – Saltando de Produtos para Plataformas:

2 – Pipelines, plataformas e as novas regras da estratégia.

3 – Os efeitos de rede não são suficientes

4- Desregulamentação espontânea     

Nossa experiência ofertando e implementando soluções para inovação em empresas estabelecidas, a grande maioria de clientes da Clear, vem nos mostrando alguns pontos que achamos interessante compartilhar com vocês:   

- Juntamente com o modelo de Empresas Plataforma de sucesso vem uma cultura Data Driven, que entendemos essencial para que se obtenha sucesso através desse modelo de negócio. Mesmo que a empresa tenha os insumos necessários para lançar uma plataforma, se ela não investir em se tornar uma empresa Data Driven é bem provável que seus esforços não a levam a escalar.

- Empresas estabelecidas teoricamente possuem mais condições de sucesso nesse tipo de inovação, mas na prática esbarram na dificuldade de mudança de modelo mental de seus sócios e executivos, o que faz que os anticorpos para a inovação disruptiva se façam presentes ciclicamente, impedindo assim os avanços das iniciativas em grande parte dos casos. 

Links úteis sobre o assunto:

Sangent Paul Choudary- Autor e Estrategista de plataformas 
 
Marshall Van Alstyne – MIT

PPT dele com conteúdo:

Harvard Business Review  - Livro recém lançado nos EUA: 
 

A Clear tem como uma de suas soluções para inovação a Innovation Learning Trip Califórnia, que em 2016 acontecerá de 7 a 11 de outubro no Vale do Silício.

A Innovation Learning Trip Califórnia tem dentre seus temas em 2016 a inovação através de Plataformas, Vendas Preditivas, Data Driven Companies, OIT, Modelo de Negócios e Customer Development. 

Oferecemos esse produtos para empresas estabelecidas que desejam inovar e querem dar uma mexida no modelo mental de seus sócios e executivos. Formamos um grupo de 20 empresários e empreendores, By Invitation Only. 

Caso queira mais infos me escreva no fernanda@cleareducacao.com.br 

Espero que tenham gostado do assunto e do post. 
Todo feedback é super bem vindo!  Até o próximo 

Fernanda Bornhausen Sá

  • imagem de fersa
    Fernanda Bornhausen Sá é psicóloga com especializações em administração e orientação profissional. Possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação e publicidade, como sócia e dirigente de agências onde atendeu grandes marcas como a Caixa Seguros e a Malwee. É Presidente voluntária do IVA onde idealizou e lançou o www.voluntariosonline.org.br É sócia e diretora da Clear Educação e Inovação e Fellow do Synergos Institute.