Colaboradores da Dimas criam soluções inovadoras para o próximo empreendimento da construtora

06 de Novembro de 2019

Ação objetivou estimular a integração entre diferentes setores

A Dimas Construções reuniu colaboradores de todas as áreas da empresa para discutir e pensar soluções para seu novo empreendimento. A dinâmica resultou na formação de grupos com integrantes com perfis tão distintos quanto um profissional de Recursos Humanos, um engenheiro, um jornalista e um corretor de imóveis. Tudo para estimular a integração entre diferentes setores, possibilitar a avaliação de um mesmo projeto de empreendimento a partir de diferentes pontos de vista e gerar propostas inovadoras para o projeto futuro, a ser construído a partir de 2020. 

Em duas horas, os participantes tiveram que definir o tipo de apartamentos oferecido, as áreas comuns, o nome do empreendimento e o conceito. Tudo com base em informações fornecidas previamente sobre localização, perfil de consumo e indicadores sociais dos moradores da região. Também foi levada em conta a oferta de serviços nas redondezas. As ideias foram exploradas por meio de dinâmicas em equipes antes de passar pela avaliação de jurados convidados, que discutiram e escolheram as melhores soluções.

Shark Tank

O formato do evento é inspirado no programa de televisão Shark Tank, no qual empreendedores apresentam as suas ideias de negócio a investidores, chamados de tubarões, com o objetivo de conseguir financiamento para os projetos. No evento da Dimas Construções, os tubarões são pessoas da área do mercado imobiliário da região. Participaram Bruno Loreto, cofundador Terracotta Ventures, Ana Rita Vieira, diretora na VIPLAN Engenharia, e Daniel Dimas da Silva, diretor da Dimas Construções. Nos grupos, além dos colaboradores, participaram também representantes de escritórios de arquitetura e engenharia que são parceiros da empresa. 

“Todas as propostas tiveram algo positivo. A leitura que os colaboradores fizeram no desenvolvimento do produto, em um pequeno espaço de tempo, foi impressionante. Todos pensaram com foco no cliente, na inovação, sem deixar de lado as prerrogativas da empresa. Várias das ideias apresentadas validam o que a gente já pensou, e outras até nos fazem repensar alguns pontos”, comenta o diretor.

Uma metodologia semelhante foi utilizada na concepção do D/Spot, no Córrego Grande, em Florianópolis. É também o primeiro empreendimento da Dimas Construções projetado após uma pesquisa que utilizou dados para mapear tendências de comportamento dos moradores do bairro Córrego Grande. As informações coletadas e a dinâmica ajudaram a definir algumas características do projeto, como internet nas áreas comuns, lockers para recebimento de pequenas encomendas, espaço para pets e compartilhamento de ferramentas, bicicletas, horta, lavanderia e até panelas.