ARTIGO | Inteligência Artificial e os caminhos do futuro no marketing, por Guilherme Tavares
08 de Maio de 2017

ARTIGO | Inteligência Artificial e os caminhos do futuro no marketing, por Guilherme Tavares

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

por Guilherme Tavares*

Assim como outros segmentos da sociedade, o marketing também se transforma com as novas tecnologias que impulsionam o mercado e alteram a forma como vivemos. Neste sentido, a tarefa de analisar, compreender e prever os anseios dos consumidores, hoje é fortemente embasada em soluções inovadoras, capazes de oferecer todo o suporte para os profissionais da área na hora de decifrar os passos do cliente até uma decisão final de compra.

Publicidade

Dentro deste contexto, a Inteligência Artificial surge como mais uma etapa na escala de inovações que influenciam o marketing e podem trazer ganhos significativos para as marcas e para o processo de entendimento do consumidor. Mas qual o real impacto da IA no universo do marketing? E, de que forma tal tecnologia interage com outras soluções já presentes no mercado? Abordaremos as respostas para essas questões ao longo deste artigo.   

O poder da Inteligência Artificial

Não é exagero afirmar que a Inteligência Artificial será uma das grandes forças transformadoras do mercado e das relações de consumo nos próximos anos.

Combinada com dados e softwares cada vez mais avançados, tal tecnologia tende a ser uma das principais bases no processo de tomada de decisões das empresas e seu impacto já pode ser visualizado na contribuição em processos complexos, como o de análise preditiva de alto desempenho, capaz de antecipar cenários e sugerir soluções para as demandas diversas de uma organização.

Se, há pouco tempo atrás, falar em Inteligência Artificial ainda parecia algo restrito a uma realidade longínqua, atualmente, os avanços do machine learning seguem por áreas tão distintas quanto a saúde e o varejo, estando também presente em ferramentas que usamos em nosso dia a dia, como os mecanismos de busca ou as centrais interativas de atendimento ao cliente.

No marketing, os benefícios advindos da Inteligência Artificial são amplos. É possível, por exemplo, estipular com maior acurácia o comportamento de consumidores por meio do mapeamento de informações, aumentar a satisfação do cliente (seja com decisões estratégicas mais assertivas, de acordo com o perfil de cada grupo de consumidores ou mesmo com o refinamento e personalização de um atendimento) e, até mesmo, direcionar melhor os investimentos do setor de marketing em uma empresa.  

Business Intelligence e a intersecção entre Big Data, Análise Preditiva e IA

É importante salientar ainda o diálogo da Inteligência Artificial com outras soluções e tecnologias de grande impacto para o mercado. No grande campo do Business Intelligence, que, por meio do Big Data auxilia companhias a fazerem escolhas que trarão melhores resultados para o negócio, a IA surge como mais um pilar para a otimização de processos e desenvolvimento de análises mais sofisticadas.

Neste caminho de evolução, o BI não se resume mais a análise reativa de dados, cujo alicerce era centrado em relatórios estáticos, restritos a uma determinada área de uma empresa, mas sim, em dashboards interativos que cruzam informações de fontes diversas, oferecem análises em tempo real de modo propositivo, e trabalham em conjunto com a aprendizagem de máquinas para simular cenários, prever tendências e antecipar resultados.

Tudo isso abre um grande leque de possibilidades para o marketing. Nosso grande desafio sempre será o estudo dos caminhos de nossos clientes em potencial, de modo a oferecer os melhores produtos e soluções para as suas necessidades. Com o suporte da Inteligência Artificial, o mapa deste caminho, sem dúvidas, será melhor traçado.

*Guilherme Tavares | Toccato Qlik Elite Master Reseller, Head of Marketing and Competitive Intelligence

Publicidade
Publicidade