Arquitetura inclusiva: as soluções em acessibilidade da CASACOR / SC

30 de Setembro de 2019

Além de ambiente acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou alguma deficiência, a mostra neste ano terá palestras sobre o tema na Arena CASACOR

Foto: Lio Simas

Respeitar a diversidade e criar soluções em acessibilidade para todas as pessoas, sejam idosas, com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência, é também um dos propósitos da arquitetura. Em 2019, pela primeira vez a CASACOR /SC destaca a inclusão na edição da mostra em Florianópolis. Além de apresentar um ambiente que propõe circulação acessível e contemplação, abre espaço para uma série de palestras sobre esse tema tão pertinente na Arena CASACOR. A primeira será no dia 1º de outubro, às 19h.

Assinado por Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva, o ambiente Circulação com Acessibilidade surgiu da necessidade de tornar os ambientes acessíveis a todos e ocupa as áreas de circulação do mall Pátio Milano — o mezanino e parte do andar térreo. A equipe de profissionais que assina o projeto é especialista na área.

"Integramos a Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e estamos trabalhando a questão da acessibilidade em todos os lugares: interiores, planos diretores, áreas urbanas", diz Silvya Caprario, conselheira do CAU e coordenadora da Câmara.

Toda a área de circulação assinada pelos arquitetos traz as sensações dos quatro sentidos de forma sutil e conceitual. É possível caminhar ou descansar com liberdade, apreciar obras com as mãos e refletir a partir de palavras e frases de impacto sobre o assunto. As imagens nas paredes que aludem a pessoas com algum tipo de deficiência convidam a lembrar que todos têm e devem ocupar lugar, num ambiente sofisticado ou em qualquer lugar.

Destaque também para quadros do fotógrafo Gabriel Bonfim. A série De Fotografia à Tactography apresenta retratos “visíveis aos cegos”, feitas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador e, posteriormente, impressas em relevo.

"Acessibilidade é um direito de todos. A CASACOR é uma mostra que dita tendências e ficamos felizes em, pela primeira vez, convidar profissionais, fornecedores e o público a refletir e a agir sobre o assunto", afirma a diretora da mostra em Santa Catarina, Francis Bernardo.

Palestras sobre acessibilidade todas as terças-feiras

A Arena CASACOR terá palestras sobre acessibilidade e arquitetura todas as terças-feiras, sempre às 19h, no espaço Casa Branca. As conversas serão conduzidas pelos profissionais que idealizaram o ambiente Circulação com Acessibilidade e integrantes da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC.

"O propósito é tocar no assunto de forma técnica,como as alterações na legislação, dimensões a serem respeitadas, normas brasileiras etc. Mas acima de tudo, conscientizar sobre o fato de que um espaço que serve para uma pessoa com deficiência é um espaço para todos. Por isso é aberto a estudantes e profissionais da área, mas também o público interessado em saber mais sobre o assunto", destaca a arquiteta Heloisa Regis Vaz.