Você sabe contar histórias? Workshop em Florianópolis vai ensinar técnicas eficazes sobre o assunto

11 de Agosto de 2017

O jornalista e cineasta Olavo Pereira Oliveira será o responsável pelo workshop que vai acontecer em 3 encontros de 16 a 30 de  agosto em Florianópolis e que visa  despertar o contador de histórias que existe dentro de você.

"A oficina é prática e utiliza histórias pessoais e demandas reais de comunicação como matéria-prima. Ou seja: você irá aplicar os princípios do STORYTELLING na comunicação de suas ideias, projetos e conteúdos", diz Olavo.

Programa
Cada encontro tem 3 horas e haverá possibilidade de mentorias para projetos dos participantes. Os temas deles: Luz, Câmera e Conexão! Em cada um deles, haverá dinâmicas abordando os conceitos, estudos de casos e aplicação do método O MAPA DA NARRATIVA com ferramenta de Mapa Visual para apoiar a construção de narrativas.

Serão utilizadas metodologias de facilitação que promovam trocas de ideias, feedbacks mútuos e experiências de conexão entre os participantes.

Entre os encontros, serão propostos desafios e oferecidos conteúdos exclusivos para os participantes on-line.

 

A quem se destina
A quem quer aprimorar suas habilidades de comunicação em conversas, reuniões e palestras, promovendo mais concisão e conexão emocional com as pessoas;

A quem quer desenvolver melhor seu posicionamento e sua marca pessoal e de seus projetos em seus materiais de comunicação;

A quem desenvolve projetos de conteúdo para empresas e queira aprimorar suas habilidades de entendimento das necessidades de seus clientes e na forma de expressá-los em seus conteúdos;

A quem desenvolve projetos autorais de conteúdo e queira explorar melhor seu potencial criativo no desenvolvimento de narrativas.
 

CONTEÚDO

ENCONTRO 1:

LUZ! ILUMINANDO NOSSAS HISTÓRIAS PESSOAIS
Introdução aos princípios de Storytelling e como eles se aplicam à comunicação de nossa essência e nossa visão de mundo.

O MAPA DA NARRATIVA:
– 3 passos para construir e contar histórias verdadeiras: Descobrir (mapeamento de mensagens), Construir (mensagem essencial e linha narrativa) e Contar (dar vida à narrativa).
– Aplicação do método na criação de narrativas pessoais curtas dos participantes.

 

ENCONTRO 2:

CÂMERA! PRODUZINDO NARRATIVAS VERDADEIRAS
– Como associar valores humanos verdadeiros expressos nas narrativas pessoais à comunicação de nossos negócios e projetos profissionais.
– O poder da intenção na narrativa e como clareá-la pode influenciar o caminho que toma a sua mensagem.
– Divisão da turma em grupos por afinidades para produção de narrativas utilizando diferentes ferramentas de expressão oral e visual.

 

ENCONTRO 3:

CONEXÃO! COMPARTILHANDO E SE CONECTANDO COM AS HISTÓRIAS
– Como dar liga às narrativas criadas, lapidando e refinando a história para a explorar seu potencial de conexão emocional.
– Sessão de compartilhamento das narrativas e trocas entre os grupos.
– Apontamentos de como essas narrativas podem se materializar em produtos de comunicação.

Palestrante
Olavo Pereira Oliveira

Mentor de Narrativas Jornalista e cineasta motivado por criar narrativas que expressam a autenticidade de pessoas e empresas.