Publicidade
Série de reportagens sobre autismo garante ao jornal A Notícia Prêmio IGK
18 de Agosto de 2015

Série de reportagens sobre autismo garante ao jornal A Notícia Prêmio IGK

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O jornal A Notícia foi reconhecido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) como um dos vencedores do 13º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social, premiação que valoriza pessoas e entidades cujos trabalhos promovem a educação de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O mérito foi concedido ao AN graças à série de reportagens Por um mundo mais azul, que reúne informações esclarecedoras e histórias emocionantes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TAE), popularmente conhecido como autismo. A cerimônia de premiação ocorreu na noite do domingo (16) em Florianópolis, onde outros sete trabalhos foram reconhecidos, totalizando R$ 28 mil distribuídos entre os ganhadores.

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, o AN publicou a primeira de três reportagens da série premiada. O nome Por um mundo mais azul faz referência à cor-símbolo do TAE, pois, de cada cinco autistas, quatro são meninos. O material esclarece que o transtorno é um tipo de deficiência intelectual que se apresenta em vários graus.

Publicidade

Convivendo com o TAE – A história começa a ser contada pelo menino Luís Fernando Baungarten, que tem autismo grave. Matheus Lopes da Silva, Vitor Pinter e Manoel Grabowski são garotos que apresentam grau moderado do transtorno e necessidades completamente diferentes uns dos outros, acentuando os vários tons de azul presentes na paleta do autismo. O esporte, principalmente por meio da equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza cavalos nas atividades), aparece como o diferencial no desenvolvimento de autistas que podem chegar a ser como Gian Matheus Machado, em quem o transtorno desenha traços leves.

Ao todo, seis pessoas participaram da produção do conteúdo. A reportagem foi de Luiza Martin – que recebeu o trófeu em nome da equipe –, a edição de Genara Rigotti, o design gráfico de Jacqueline Tkac, as fotos de Salmo Duarte e Rodrigo Philipps e a edição de vídeo de Leonardo Maia.

Confira a série de reportagens Por um mundo mais azul clicando nos links abaixo:

Reportagem 1: Conheça a rotina de Luís, um menino de 10 anos com autismo que vive em seu próprio mundo            
Reportagem 2: Terapias e apoio familiar ajudam a desenvolver crianças com autismo moderado   
Reportagem 3: Autistas com grau leve têm potencial para encontrar espaço no mercado de trabalho

Publicidade
Publicidade