Rede Transamérica integra programação nacional do rádio para impactar público jovem-adulto

06 de Agosto de 2019

Programa diário ‘Trucão com Pé na Estrada’, contratação de diretor artístico e descontinuidade da programação Pop, Hits e Light são as principais novidades anunciadas

Na foto: Pedro Trucão | Divulgação

A Rede Transamérica anuncia a unificação da sua programação de rádio e a presença digital da marca de suas sete emissoras filiadas e 74 afiliadas espalhadas pelo país, antes divididas em conteúdos distintos Pop, Hits e Light. O reposicionamento contempla ainda nova linha editorial direcionada aos estilos rock e pop brasileiros e internacionais. O programa nacional diário ‘Trucão com Pé na Estrada’, comandado pelos jornalistas Pedro Trucão e Paula Toco, e a chegada de novo diretor artístico e de conteúdo, Luiz Augusto Alper estão entre as novidades.

A restruturação da Rede Transamérica tem como proposta impactar o público jovem-adulto contemporâneo, da faixa etária de 25 a 49 anos, com a meta de ser a maior rede orientada para este segmento da audiência. “São os adolescentes e adultos que ajudaram a consolidar a rádio entre as principais marcas jovens da década de 1990 no dial brasileiro. Eles são economicamente ativos, consomem música, cultura pop, informação e esporte diariamente na jornada pelos grandes centros urbanos”, esclarece Fábio Faria, diretor executivo da Transamérica.

A novidade começa a ser implantada gradativamente, de acordo com compromissos comerciais e artísticos que já estavam estabelecidos principalmente com suas afiliadas. A mudança tem início em agosto e deve ser concluída até dezembro. As sete emissoras próprias da Transamérica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife e Salvador migrarão automaticamente. Já as afiliadas, rádios regionais representantes da Rede espalhadas por todo o território nacional, precisarão optar pela continuidade da parceria. “Melhor performance de audiência e maior geração de negócios aos anunciantes são o nosso foco“, acrescenta Fábio.

Para estimular maior engajamento com a audiência, a Rede Transamérica reforça seus investimentos em transmissões no digital - em tempo real - de programas ao vivo de estúdio, bem como de seu calendário de patrocínios a eventos culturais e shows exclusivos com artistas brasileiros e internacionais. A disponibilização de entrevistas dos programas nos podcasts em plataformas de streaming (Spotify, Deezer e iTunes) também é outra ferramenta que ganha mais atenção da rede.

Entre as novidades que já podem ser ouvidas pelo público está a nova atração, ‘Trucão com o Pé na Estrada’, programa que reunirá informação, prestação de serviços sobre segurança, situação das estradas, dicas de prevenção para a saúde, previsão do tempo e temperatura, intercalando com faixas de músicas posicionadas entre sucessos brasileiros e internacionais. A atração vai ao ar nas madrugadas de segunda-feira a domingo sempre das 4 às 6 horas.