Projeto “Escola na RIC” recebe o prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC

23 de Junho de 2016

De que forma é preparado um programa de TV? Como os jornalistas selecionam as pautas? Como uma informação é apurada até a divulgação? Para complementar o aprendizado dos estudantes sobre meios de comunicação o Grupo RIC realiza o projeto “Escola na RIC”, recebendo turmas do Ensino Fundamental em todas as suas sedes em Santa Catarina. A iniciativa foi reconhecida no Prêmio Empresa Cidadã 2016 da Associação dos Dirigentes de Vendas de Santa Catarina na categoria “Desenvolvimento Cultural”.
 
O “Escola na RIC” foi implantado em 2014 na empresa de comunicação. Foi desenvolvido um projeto pensando em todas as etapas da visita: vídeo de boas-vindas gravado com linguagem lúdica; visita à RICTV Record; ao jornal Notícias do Dia e portais; além de alimentação e brindes. O objetivo é atuar como aliado das escolas, promovendo o ensino, o gosto pela leitura, pela escrita, pela comunicação, e ao mesmo tempo ajudar os alunos a conhecer de perto a realidade dos profissionais e das tecnologias de comunicação.
 
As visitas são guiadas por profissionais da empresa e passam por setores fundamentais de uma empresa de comunicação: redação, estúdio, ilhas de edição e máster. Em cada área os profissionais interagem com os estudantes, explicando a importância de cada setor, respondendo perguntas e trocando experiências. A reação é imediata nos olhares encantados por ter a oportunidade de conversar com os jornalistas e registrar fotos.
 
Para Camila Waterkemper, diretora da Escola Estadual Baldicero Filomeno, em Florianópolis, uma das unidades recebidas, essa troca de experiências complementa o aprendizado em sala e ajuda na escolha profissional dos alunos. “Os estudantes e professores saíram do mundo da imaginação e passaram a ver o real, que um jornal impresso ou um programa de TV é feito por uma equipe e não só pelo apresentador, quem sabe saem novos jornalistas dessa turma”, afirma.
 
O projeto já recebeu 649 alunos nas cinco sedes da empresa de comunicação em Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó, o que demonstra a efetividade e abrangência da iniciativa em termos sociais, educacionais e culturais. “Este é um projeto riquíssimo, que complementa o aprendizado dos alunos e auxilia os professores no ensino. É uma grande satisfação saber que contribuímos para o futuro destas crianças e jovens, um sonho realizado”, avalia Santiago Edo, gerente de Marketing do Grupo RIC SC.