Publicidade
Novo livro de Mundo estranho, do Grupo Abril, celebra os 198 maiores memes brasileiros
23 de Junho de 2017

Novo livro de Mundo estranho, do Grupo Abril, celebra os 198 maiores memes brasileiros

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Após o lançamento de Mundos Paralelos, primeira obra de ficção da revista Mundo Estranho, a marca do Grupo Abril segue na decisão de expandir seu portfólio para a inclusão de livros e publica a primeira enciclopédia destinada a compilar os principais memes (piadas visuais compartilhadas de maneira viral) da história da internet brasileira. Montado no formato de verbetes, Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita explica a origem e o contexto de cada um dos memes de A a Z, desde as produções anteriores à hegemonia das redes sociais até os hits mais recentes de 2017. O livro ainda inclui entrevistas com grandes figuras inspiradoras do humor online, como Gretchen, Luísa Marilac e Andrea Mello.
 
O autor Kleyson Barbosa, que trabalha há mais de dez anos com webjornalismo e social media, conta que procurou reunir os memes mais compartilhados e que causaram impacto não só no mundo digital: “Foi um processo divertidíssimo. Desde 2011 aumentaram as pesquisas pela palavra ‘meme’ no Google. E no Brasil, desde o surgimento do bordão ‘Luiza, que está no Canadá’, o termo passou a ganhar cada vez mais espaço. Hoje, é tema de estudos acadêmicos e pesquisadores defendem que a ‘memética’ deve se tornar uma ciência”.
 
Durante as entrevistas, Kleyson tentou entender e mostrar o lado bom e ruim da exposição, da fama e o choque das personagens ao descobrirem subitamente que estavam “na boca do povo”. A cantora Gretchen, por exemplo, viu seu público rejuvenescer graças ao sucesso dos gifs. O bate-papo com Luisa Marilac, que, em 2010, virou um fenômeno no YouTube após postar um vídeo em seu canal tomando “bons drinks”, é um dos destaques, segundo o autor. “Luisa viu sua vida ser transformada com o sucesso do vídeo, que está perto de atingir a marca de 4 milhões de visualizações só no YouTube. Os memes foram importantes para que ela abandonasse a prostituição, voltasse para o Brasil e, mais do que recuperasse a autoestima, virasse uma voz influente que defende os direitos de travestis e transexuais no Brasil”, completou Kleyson.
 
Com 200 páginas ricamente ilustradas por Marcos de Lima e Iara Adeodato, e prefácio de Manu Barem, editora do BuzzFeed Brasil, o editor de MUNDO ESTRANHO, Marcel Nadale, afirma que esse é um tema recorrente na revista. “Todo ano, desde 2014, fazemos uma retrospectiva em forma de memes e já havíamos cogitado o assunto para um especial, mas seria impossível reunir as melhores em apenas 64 páginas. Havia conteúdo para criar um livro completo, que não se limitasse a ‘explicar a piada’, mas sim contar a origem e o contexto da criação de cada uma delas”, explicou o também responsável pela edição de Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita.
 
O livro é composto de conteúdo engraçado, divertido, leve e até meio nostálgico, já que alguns memes têm mais de 10 anos de existência. “É uma verdadeira viagem no tempo e na cultura digital. Uma delícia de leitura”, finalizou Marcel. Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita já está disponível em livrarias de todo o Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade