O mercado de rádio de Blumenau acompanhou no mês de agosto a atualização da medição da audiência local pela Kantar Ibope Media, empresa que desde 2005 realiza pesquisas de audiência no município, e que tinha realizado em 2014 a sua última atualização da audiência do segmento rádio na cidade. A nova rodada de aferição do segmento rádio em Blumenau já estava programada para ocorrer em 2019, pois desde o início do ano a Kantar Ibope Media vinha consultando todas as emissoras da cidade, que de maneira voluntária poderiam aderir à assinatura do serviço de pesquisas, essencial para que agências e anunciantes possam conhecer a participação do segmento e das emissoras no dial local.
A mais nova pesquisa revela forte desempenho da Massa FM em Blumenau. A emissora obtever patamares elevados na participação do rádio local, elevando consideravelmente os números já expressivos de sua antecessora no dial 103.5 com a Guararema FM, que passou pelo processo de afiliação à Rede Massa FM em agosto de 2017. Tendo recém completado dois anos desde a sua estreia, a Massa FM já conseguiu alcançar a primeira colocação isolada na terceira maior cidade de Santa Catarina.
Na nova sondagem realizada pelo referido Instituto no mês de agosto de 2019 a emissora aparece liderando com alta margem a audiência tanto no chamado “ranking comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira), quanto nas faixas horárias 05h-00h e 05h-05h, em todos os dias e locais.
Das 05H00 às 00H00
Nessa faixa horária a Massa FM alcança a liderança absoluta com 49,11% de participação no segmento FM, seguida pela Emissora B com 22,89%, 11,52% da Emissora C e 5,78% da Emissora D. São dados que agrupam as principais emissoras da cidade. (Segunda a Sexta/Faixa horária 05h-00h/Blumenau/FM/Agosto 2019/Ambos os sexos/Shf%).
Das 07h00 às 19h00
Na faixa horária com o maior índice de audiência para o meio rádio na cidade de Blumenau (seg-sáb/7h-19h) a Massa FM alcança 49,55% de share no dial FM. A segunda colocada tem 22,69% e em terceiro lugar a emissora C aparece com 11,38%, e em quarto lugar com 6,19% a Emissora D (Segunda a Sábado/Faixa horária 7h-19h/Blumenau/FM/Agosto 2019/Ambos os sexos/Shf%).
Mercado publicitário
Analisando exclusivamente a faixa horária aonde se concentra o pico de audiência do meio rádio, o chamado horário nobre para a veiculação de spots, jingles e outras ações demandadas pelo mercado publicitário, a Massa FM alcança a marca de mais de 50% de share em todo o mercado das FM’s de Blumenau. Ficando com 50,17% de share das 09h as 18h de segunda a sexta-feira. (Segunda a Sexta/Faixa horária 9h-18h/Blumenau/FM/Agosto 2019/Ambos os sexos/Shf%).
Classes ABC
A pesquisa mostra ainda a Massa FM se destacando também nos filtros que consideram os chamados públicos qualificados, aonde se concentram os ouvintes mais desejados pelo mercado publicitário. A emissora alcança 49,47% de share no chamado público-consumidor, pertencente às classes A,B e C, com idade a partir dos 25 anos (Segunda a Sábado/Faixa horária 7h-19h/Blumenau/FM/AS/Classes ABC/25+/Shf%).
Nesse universo de ouvintes a Massa FM continua apresentando uma vantagem considerável em relação às demais FM’s, especialmente em relação às emissoras dedicadas para esta faixa de consumo. Nesse segmento a emissora detém um share de 44,91%, ante os 15,57% e 8,76% das emissoras C e D, respectivamente, que fazem suas programações voltadas aos públicos jovem e adulto conteporâneo. (Segunda a Sexta/Faixa horária 7h-19h/Blumenau/FM/AS/Classes AB/Shf%).
Período matutino
No período da manhã (06h-12h/segunda à sexta-feira), a Massa FM opera com o formato jornalístico entre as 6h e 8h com o programa Microfone Aberto, e o musical popular/variedades até as 12h com o Manhã da Massa. Nesta faixa horária a emissora detém 51,64% de share no segmento e atinge picos que superam os 36.000 ouvintes por minuto. Isso siginifa uma audiência diferenciada levando-se em consideração o tamanho da população e a concorrência do setor. (Segunda a Sexta/Faixa horária 6h-12h/Blumenau/FM/Agosto 2019/Ambos os sexos/IA# e Shf%).
Os números mencionados nesta matéria foram fornecidos pelo departamento de marketng da Massa FM Blumenau