Grupo RBS lança app Pelas Ruas para que a população envie problemas da Grande Porto Alegre

13 de Abril de 2017

Dia 23 de março o Grupo RBS lançou um novo aplicativo, considerado de utilidade pública. Chamado de "Pelas Ruas" é uma parceria entre a RBS TV, Zero Hora e Rádio Gaúcha, e permite que os usuários, através da postagem de fotos, apontem as falhas de uma determinada região em um mapa. O conteúdo disponibilizado pelos internautas poderá pautar diversas reportagens.

Uma das responsabilidades do Jornalismo é inovar em suas formas de comunicar e atender as demandas da sociedade. Pensando nisso, as três marcas do Grupo RBS – presidido por Eduardo Sirotsky Melzer - querem facilitar para que a população da Grande Porto Alegre faça suas reclamações, “informar para transformar”.

A vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, afirma que o aplicativo é uma entrega importante para a população. “Por meio dele, poderemos mapear os problemas da cidade, agir e cobrar do poder público. Também é uma plataforma riquíssima para que o próprio poder público enxergue as falhas. É um mapa de atuação do Jornalismo da RBS e parte da nossa crença na colaboração para a construção de uma cidade melhor”.

Cada uma das três marcas do Grupo RBS terá a missão de adaptar o conteúdo das postagens do público para os seus formatos.

Na prática 
O aplicativo é gratuito e já está disponível na Play Store para smartphones Android, a partir da versão 6.0, e na App Store da Apple, para smartphones que funcionam com iOS 9 ou superior. O acesso pode ser feito com o login do Facebook. As fotos tanto podem ser tiradas pelo próprio aplicativo, quanto podem estar arquivadas na galeria do celular. Junto com a imagem, é preciso registrar uma breve descrição sobre o problema e marcar a localização — através do GPS, caso a pessoa ainda esteja no local; ou apontando o local em um mapa se a pessoa já estiver distante do problema.

Cabe aos administradores do aplicativo, no entanto, avaliar se o post se enquadra nos critérios de publicação e aprová-lo. Fotos e textos ofensivos, por exemplo, não serão aceitos. Quando a postagem é aprovada, o aplicativo notifica o autor do post e, da mesma forma, ele também é alertado quando outras pessoas fazem comentários ou passam a acompanhar a publicação.