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Desafios da Comunicação Pública
24 de Novembro de 2021

Desafios da Comunicação Pública

Desafios da Comunicação Pública é desafiador para assessoria de imprensa

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Quem assume um cargo público passa a comunicar à sociedade com todas as ações que realiza. Não tem jeito, a “liturgia” do cargo exige cuidados e ritos que devem ser prezados. E esse é um dos desafios de quem atua com assessoria de imprensa na área pública e isso inclui os conselhos profissionais, pois são autarquias integrantes do Serviço Público Federal.

O dia a dia nessa área é parecido do Oiapoque ao Chuí, conforme relatos dos participantes de um encontro que participei em Brasília com assessores de todos os estados do país.

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É dever das instituições explicar decisões e ações para a sociedade, cumprindo inclusive com a legislação do acesso à informação. Essa premissa confere ainda mais importância ao trabalho da assessoria de imprensa, pois quanto mais eficiente a comunicação pública mais estímulo à participação dos cidadãos nas definições de políticas públicas.

Mas apesar de tanta relevância, a imprensa e mesmo os demais espaços de comunicação não exploram o suficiente a contribuição de algumas instituições para a sociedade, como é o caso dos conselhos profissionais. E aqui não é preciso pedir que entre na pauta os assuntos internos ou institucionais, mas sim mostrar como esses órgãos podem ajudar as pessoas a contar com o bom exercício profissional. Minha experiência com os conselhos já chega a quinze anos no atendimento na área de comunicação.

Os veículos podem procurá-los em casos como denúncias de maus serviços prestados. Uma obra que desaba ou um caso de lavagem de dinheiro pode ser investigado a partir de um trabalho mal executado. O conselho fiscaliza e exige a responsabilidade técnica, enquanto os órgãos que estavam envolvidos vão querer minimizar ou até esconder o problema.   A credibilidade e a veracidade na comunicação pública são os ativos mais importantes e em tempos de crise isso é cada vez mais perceptível.

Nós que operamos esse mercado no dia a dia somos desafiados a todo momento a intensificar o diálogo e a interação na comunicação interna e no relacionamento com a imprensa, sem a promoção pessoal dos administradores e gestores, mas com o intuito de defender a sociedade.

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