Coronavírus SC Boletim 21 de março - Cresce o número de infectados

22 de Março de 2020

Governador alerta que a probabilidade de que todos sejamos infectados é muito grande

 

Atualização às 20h00 do domingo, dia 22 de março:

Santa Catarina tem 68 casos confirmados e 410 suspeitos do novo coronavírus, conforme o boletim divulgado pelo governador Carlos Moisés às 20h00 deste domingo, 22 de março. 

Onde
Florianópolis (10), Braço do Norte (7), Itajaí (7), Criciúma (7), Tubarão (6), Balneário Camboriú (6), Blumenau (6), Joinville (4), Rancho Queimado (2), Imbituba (2), Chapecó (2),  São José (3), Jaguaruna (1), Jaraguá do Sul (1), Navegantes (1), Pomerode (1), Lages (1) e Gravatal (1).

Assista a seguir ao vídeo com mensagem do Governador Moisés.
 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Atualização às 21h13 do dia 21 de março:
Em vídeo, o Governador Carlos Moisés atualizou os números do Coronavirus em Santa Catarina:
- 57 casos confirmados. Mais 5 em Itajaí e mais 1 em São José neste sábado, 21/3
- 410 casos suspeitos estão em análise no Lacen-Laboratório Central

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Boletim do dia 21 de março
A coletiva realizada no período da manhã dste sábado, 21 de março, contou com as presenças do Governador Carlos Moisés e dos Secretários Ricardo Dias (Comunicação e Helton Zeferino (Saúde). Cada um deles fez uma breve exposição e, na sequência, responderam perguntas de jornalistas pelo método virtual.

Destaques das exposições
Celesc vai suspender a cobrança da conta de março e abril para 36.000 famílias de baixa renda. Parcelamento em 12 vezes a partir de maio.

A Casan beneficiará cerca de 7 mil famílias que usufruem do benefício da Tarifa Social  da empresa estadual de saneamento, que estão isentas de pagamento da fatura pelos próximos 60 dias.

A maioria dos contaminados é do grupo de risco. Mas já tem crianças com o vírus.

Governo de SC criou um site onde você pode acompanhar tudo sobre o assunto coronavírus. Ele é atualizado a todo momento: http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/

O Secretário de Comunicação, Ricardo Dias apelou para que as pessoas fiquem atentas para as "fakes news". Há, inclusive, criminosos que usam as marcas do governo para disseminar a desinformação.

Governo está estruturando barracas nas áreas de estacionamento dos hospitais pelo Estado para o processo de triagem e avaliação das pessoas que chegam com estado gripal e evitar o contato com doentes que estão na emergência.

51 catarinenses estão com a COVID 19
Com dados apurados às 08h30 deste sábado, o Governador Carlos Moisés fez ampla explanação e análise da realidade da pandemia em Santa Catarina. “Sabemos que estes números vão crescer ainda mais e estamos preparados para isso. Nosso intuito com todas estas medidas para que as pessoas se mantenham isoladas em casa é justamente para que possamos começar a desacelerar o processo de confirmações”, destacou o Governador.

O Estado catarinense tem 361 casos suspeitos de Covid-19 e oito pacientes internados com sintomas compatíveis com a doença, entre eles jovens e idosos.

Transmissão comunitária
A nova portaria do Ministério da Saúde passa a considerar comunitária toda transmissão em território nacional. Ou seja, já não há possibilidade de identificar quem foi o causador da transmissão ou quem trouxe o vírus para o país e para Santa Catarina. “Hoje, o território catarinense como um todo é considerado um local de transmissão comunitária, o que reforça a necessidade de se cumprir as medidas determinadas pelo Estado de ficar em casa em todas as regiões”, reforçou o secretário Zeferino. 

Água e esgoto
A Casan beneficiará cerca de 7 mil famílias que usufruem do benefício da Tarifa Social  da empresa estadual de saneamento, que estão isentas de pagamento da fatura pelos próximos 60 dias. Com apoio das agências reguladoras, a decisão foi tomada pelo Governo do Estado e a empresa com o objetivo de estimular ainda mais os hábitos de higienização, fundamental para combater o novo coronavírus.

“Os cortes de água foram suspensos temporariamente. Precisamos garantir que as pessoas tenham acesso à água, promovendo saúde e prevenindo o contágio”, reforça a diretora-presidente, Roberta Maas dos Anjos. Ela acrescenta que, no entanto, o uso consciente da água também é fundamental, já que o estado ainda enfrenta um período de estiagem.