Celso Vicenzi, colunista do AcontecendoAqui, lança "O Analfabeto Midiático" na Faferia

14 de Novembro de 2016

O jornalista Celso Vicenzi está lançando o livro "O Analfabeto Midiático" pela editora Nave. Trata-se de uma seleção de artigos publicados em vários portais e blogs nacionais, de 2009 a 2016. "São temas políticos, econômicos, ambientais, comportamentais  e sociais - entre outros – que são o retrato de uma época, no Brasil e no mundo", afirma o autor. Segundo o professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, Francisco José Castilhos Karam, que assina o prefácio,  o autor, "ao estilo de Eduardo Galeano", utiliza "uma linguagem que mostra tanto a simplicidade explicativa quanto a erudição sobre acontecimentos recentes de nossa história”.

Celso Vicenzi, autor também do livro de humor “Gol é Orgasmo”, da editora Unisul, é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Atuou em rádio, TV, jornal e revista. Atualmente faz assessoria de imprensa e colabora com vários blogs e portais, entre eles o Observatório da Imprensa e a Agência Latino-Americana de Comunicação. É colunista dos portais Outras Palavras, Nota de Rodapé e AcontecendoAqui e também assina o blog celsovicenzi.com.br e o tuíter @celso_vicenzi. Durante a sua carreira nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina, Vicenzi conquistou vários prêmios estaduais, regionais e nacionais, entre eles o Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia (1985). 
 
"Procurei fazer uma seleção de textos que trazem reflexões sobre problemas que ainda estão presentes no dia a dia dos cidadãos brasileiros e da maioria da população do planeta”, afirma Vicenzi. Mesmo quando datados, como assinala o professor Francisco Karam, "mostra como temas essenciais que desvelam o espírito do tempo podem ser tratados com extrema clareza didática, mantendo a contundência narrativa e recheando de dados e fatos que engrandecem a opinião balizada, com argumentação bem fundamentada e com o uso exímio das palavras". 
 
Nas próprias palavras do autor: "Cada um escreve a sua biografia - por menos importante que seja - e coloca a sua vida na defesa de ideias e valores que considera relevantes. Meus ideais e princípios são aqueles que traduzem, na essência, a busca cotidiana por um país e um planeta mais justo e solidário. Sei que não estive, não estou, nem estarei imune a cometer erros e eventuais exageros, mas tenho convicção de que procuro fazer um jornalismo honesto e qualificado, que não disfarça a opressão e nem se presta a dourar a pílula da desinformação para manter a população alienada sobre as causas da desigualdade e das injustiças sociais. Ou seja, se errar, que seja ao menos em favor dos que mais sofrem e dos que menos têm. Já me serve de algum consolo."

Lançamento do livro O Analfabeto Midiático, de Celso Vicenzi – editora Nave.
- Dia 19 de novembro, das 9 às 13 horas.
- Faferia DNA de Arte, na Rua Fernando Machado, 261 – Florianópolis/SC.
- Preço do livro: R$ 20,00.