Publicidade
Artista plástico acusa Globo de plágio em abertura da novela “A Lei do Amor”
05 de Dezembro de 2016

Artista plástico acusa Globo de plágio em abertura da novela “A Lei do Amor”

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O artista plástico baiano Baldomiro Costa está acusando a Rede Globo de plágio. De acordo com ele, a abertura da novela das 21h, “A Lei do Amor” é uma cópia de sua obra “100 Metros de Tecido Vermelho”, desenvolvida em 2011 durante o Mestrado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFBA.

“Fico chocado ao perceber as relações da minha obra (100MTV) com a abertura da novela, e a falta de créditos pelos aspectos principais de referências. Ao assistir o making off da abertura da novela, notei que um dos diretores cita a influência de outros ‘artistas da natureza’ na abertura, como Richard Long e Andy Goldsworthy, os quais também cito na minha dissertação”, declarou Baldomiro ao TV Foco.

Publicidade

Segundo o site o artista tentou entrar em contato com a emissora, mas não teve retorno. Sua obra já ganhou várias premiações no setor de artes visuais e chegou a virar um livro, intitulado “Natureza Ampliada“, lançado na 3ª Bienal da Bahia no Museu de Arte Moderna (MAM). 

“É incrível o desrespeito que temos no Brasil com a nossa própria cultura, principalmente a nordestina, apesar do pioneirismo do meu trabalho em relação à natureza, ainda não desfruto do merecido reconhecimento artístico, e, quando essa oportunidade surge, não me dão os devidos créditos”, comentou, afirmndo ao site que vai processar a Globo.

Publicidade
Publicidade