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Antes de abraçar as ferramentas online, que tal conhecer melhor o comportamento do seu cliente?
19 de Abril de 2012

Antes de abraçar as ferramentas online, que tal conhecer melhor o comportamento do seu cliente?

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Por Fernanda Bornhausen 19 de Abril de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Desde que comecei a trabalhar com negócios digitais, incluindo aqui marketing e comunicação, sou questionada sobre quais as melhores ferramentas e tecnologias e como as mesmas devem ser utilizadas. Começo sempre respondendo que de nada adianta adotar as novas tecnologias e ferramentas se não houver um investimento no entendimento do comportamento desse novo consumidor que está interagindo de forma totalmente diferente com as marcas, produtos, serviços e causas.

Como psicóloga de formação, estudar e entender o comportamento humano sempre foi uma das minhas paixões e um dos meus maiores desafios. A cada dia que passa me convenço mais de que para as marcas acertarem em suas estratégias de marketing e comunicação precisam, acima de qualquer outra questão, investir no estudo do comportamento de seus consumidores.

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Ao ler a mais recente pesquisa da Nielsen, de 10 de abril de 2012, sobre a confiança do consumidor na publicidade, essa convicção cresceu ainda mais. Recomendações boca a boca e reviews online, de pessoas que os entrevistados conhecem ou de desconhecidos, são as fontes de informações que têm mais confiança dos consumidores para suas decisões de compra.

Na pesquisa, que entrevistou mais de 28.000 pessoas pela internet em 56 países, 92% dos consumidores ao redor do mundo disseram que confiam na mídia ganha, como recomendações de amigos e família, acima de qualquer outra forma de publicidade, um aumento de 28% desde 2007. Reviews de consumidores online vem em segundo com 70% , com um crescimento de 15% em 4 anos. A confiança em websites é de 58% e das mensagens que assinam para receber 50%.  E por aí segue o aumento de confiança nos meios online, ou seja,  diretamente nas pessoas. Por outro lado, quando a questão é a publicidade tradicional, a mídia paga, 47% diz que confia em publicidade na TV, 47% em anúncios de revista e 46% em anúncios de jornal, sendo que a confiança nesses meios caiu entre 25 a 20% entre 2009 e 2011.   

   

E então, olhando esses números e essas tendências, ainda resta alguma dúvida de que o caminho para o marketing e a comunicação está no entendimento do comportamento desse novo consumidor?

Entendendo bem nossos consumidores e prospects, estaremos aptos a lhes proporcionar as melhores experiências, produtos, serviços e idéias, não acham?

De nada adianta abrirmos todos os canais nas novas mídias, utilizarmos as melhores ferramentas tecnológicas, se não acertarmos a conversa, o tom com nossos públicos, para lhes oferecer o que realmente desejam. É um grande desafio, mas nunca foi tão fácil conversar e interagir diretamente com nosso público, não acham?

    

Para conhecer mais sobre o estudo, acesse o link.

Sintam-se a vontade para comentar, participar na discussão, criticar e etc. Vocês me encontram no email [email protected], Twitters @fernandabornsa e @cleareducacao

Obrigada pela leitura e até a próxima!

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