Publicidade
Aliança Francesa abre inscrições para Prêmio AF de Arte Contemporânea 2019
04 de Junho de 2019

Aliança Francesa abre inscrições para Prêmio AF de Arte Contemporânea 2019

Twitter Whatsapp Facebook

Além de exposição e bolsas de estudos, vencedor fará uma residência artística durante três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris

O Prêmio AF de Arte Contemporânea 2019, um dos principais do calendário de artes de Santa Catarina, está com inscrições abertas do dia 3 de junho até 31 de julho. Na sexta edição, a premiação irá reconhecer a trajetória de artistas do Estado com produção contemporânea. Os três finalistas ganharão bolsas de estudos de francês e exibirão seus trabalhos em exposição coletiva na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, agendada para outubro. O vencedor fará uma residência artística durante três meses na renomada Cité Internationale des Arts, em Paris.

Publicidade

Podem se inscrever artistas de todas as idades e que morem em Santa Catarina pelo formulário on-line disponível neste link.

A avaliação será a partir do portfólio apresentado, que pode variar de 10 a 30 obras produzidas em qualquer técnica, de desenho a impressão, instalação a performance etc. Além da seleção de obras, os candidatos deverão submeter biografia e nota sobre o processo criativo. O regulamento completo está no site.

“É o caminho do artista que queremos valorizar, e não apenas uma lista de 10 ou 15 obras”, afirma Solène Leblanc-Maridor, diretora da Aliança Francesa de Florianópolis.

Parceria com a Fundação Cultural Badesc

Uma das novidades da sexta edição da premiação é a parceria com a Fundação Badesc, instituição cultural importante no Estado e que irá sediar a exposição coletiva dos três finalistas entre 10 outubro e 15 de novembro de 2019.

“A Fundação é referência na difusão da arte contemporânea no Estado e a parceria mostra o reconhecimento do Prêmio AF no domínio dessa linguagem”, ressalta Solène Leblanc-Maridor.

O diretor da Fundação, Eneléo Alcides, também celebra a parceria:

“O Prêmio AF de Arte Contemporânea, além de movimentar o circuito das artes visuais, tem projetado nomes já conhecidos da cena local e também lançado artistas jovens. Pela importância do projeto, a Fundação Badesc é parceria este ano na organização de uma grande exposição”, diz Alcides.

Diferente do ano passado, quando cada artista exibiu seus trabalhos em diferentes momentos, este ano a premiação irá realizar uma mostra coletiva com os três finalistas e que inclusive valoriza os vários espaços expositivos da FCBadesc.

“Cada artista tem um universo a apresentar. A mostra será um momento coletivo de compartilhar a produção de cada um, oportunidade de encontro e troca de ideias”, conclui a diretora da Aliança Francesa.

Publicidade