10 anos de Dialetto

16 de Março de 2017

Há 10 anos surgia a Dialetto, primeira agência de comunicação corporativa especializada no setor de tecnologia e inovação baseada em Santa Catarina. Surgiu em 2007, num ambiente de crescimento exponencial, quando o estado contava com aproximadamente 1,5 mil negócios na área de TI - hoje, são cerca de 3 mil empresas que empresas que empregam mais de 47 mil pessoas, segundo o ACATE Tech Report, estudo divulgado pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia em parceria com a Neoway.

Rodrigo Lóssio, fundador e diretor da Dialetto, que tem como sócia Adriane Pereira, diretora administrativa financeira, conta que "A Dialetto só existe como negócio e tem conseguido crescer nestes últimos anos porque formou-se um ecossistema forte e consistente em Florianópolis e Santa Catarina. E nossa atuação em prol dele tem sido, inclusive, um diferencial para alcançarmos novos mercados, sobretudo São Paulo".

Atualmente a empresa possui mais de 20 colaboradores, entre jornalistas e profissionais de marketing, administração, relações públicas e design. Possui 35 clientes, companhias de todos os portes – médias e grandes, como Intelbras, Paypal, Softplan, Senior, Neoway e Hostgator, a negócios reconhecidos pelo rápido crescimento nos últimos anos, como Resultados Digitais, Involves e Cata Company, na sua maioria empresas referência e líderes na suas áreas de atuação. Startups, fundos de venture capital, aceleradoras e associações de classe e entidades promotoras do empreendedorismo completam os perfis de clientes atendidos. 

Em 2015 e 2016, foi escolhida em premiação popular da Associação Brasileira de Startups como melhor assessoria de imprensa para startups. 

Em 2012, a Dialetto reforçou seu pioneirismo ao oferecer a empresas do setor tecnológico serviços de inbound marketing (produção de conteúdo e estratégia) – foi também a primeira agência brasileira parceira da Resultados Digitais, que hoje é referência nacional em automação de marketing e vendas. Rodrigo Lóssio relembra: “Acompanhamos de perto o desenvolvimento desta área, como parceiros da RD e patrocinadores do RD Summit e, especialmente, entregando estratégia e conteúdo especializado para dezenas de empresas de tecnologia de Santa Catarina e do país”. A unidade de inbound marketing segue em constante evolução e, ainda neste ano, contará com novas ferramentas, especializações e ofertas de serviços, para melhor atender os clientes. Nos últimos dois anos, recebeu três prêmios (duas vezes melhor campanha integrada e, em 2016, categoria Mestre da Conversão) no prêmio Agência de Resultados, promovido durante o RD Summit, em Florianópolis. 

União de competências e atuação nacional
Como visão de futuro, a Dialetto irá investir cada vez mais na união de competências dos times de assessoria de imprensa e de inbound marketing, com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro uma experiência integrada e complementar de serviços para que uma ferramenta possa alavancar a outra, e vice e versa.

A conquista de mais projetos em outros estados, sobretudo São Paulo, é uma das prioridades do ano. "Nossa atuação diferenciada em duas áreas distintas e complementares tem ampliado nosso posicionamento no mercado brasileiro e as conquistas recentes de contas nacionais tem nos motivado a, inclusive, criar com um posto avançado de atendimento na capital paulista", reforça Lóssio. 

Ao longo de 2017 a empresa pretende ainda renovar um dos mecanismos criados em 2009 com o objetivo de valorizar ainda mais o ecossistema inovador catarinense: o TI Santa Catarina. O portal, que nasceu como blog, em breve contará com equipe própria e mantenedores institucionais que ajudarão a cumprir seu objetivo como agente de comunicação do setor.