ESTREIA | Coluna Val Teixeira - quinzenalmente abordará o tema Comportamento do Consumidor

11 de Dezembro de 2019

O consumidor mudou há tempos e as marcas precisam absorver essa mudança

 

Caros Leitores!
Com prazer apresento a vocês a nossa mais nova colaboradora: Valdirene Teixeira, economista, profissional de marketing e comunicação há dezoito anos com atividades de docência, coordenação e direção. É founder da Val Teixeira Marketing and Leadership Development e faz parte do quadro de diretores da ADVB/SC. Pós-graduada em gestão educacional e em competitividade e estratégias empresariais, possui MBA em Gestão Estratégica Corporativa. Visual Merchandising, Mentoria, Inovação e Empreendedorismo complementam até aqui a sua formação. Ela publicará artigos quinzenalmente abordando o comportamento do consumidor, liderança e marketing.

Bem-Vinda Val Teixeira!

Jailson de Sá
Editor
------------

Voltando ao Acontecendoaqui, agora com uma coluna sobre comportamento do consumidor. Desafio gigante frente à esse mercado com tanta opção de consumo e com tanta informação à disposição.
A coluna levará  até você conteúdo sobre os fatores de transformação que impactam diretamente no nosso comportamento.
Espero que curtam!

Val Teixeira

------------

 

Uma prova concreta de que os consumidores mudaram e mudaram muito, se deu na divulgação na semana passada pelo LinkedIn, da lista de Top Voices 2019. A lista reconhece o trabalho de usuários da plataforma que engajam pessoas com seu conteúdo, gerando informação e compartilhando conhecimento.

Diversidade, representatividade e inclusão permeiam o trabalho dos Top Voices escolhidos nessa edição. São histórias de lutas, desafios e muitas vitórias, que de uma forma ou outra, inspiram milhares de pessoas por esse mundão de Deus. Quem não conhece a lista, pode acessar o link aqui. .

Num passado não muito remoto consumíamos o que as empresas produziam e éramos impactados pelas ações de marketing, cujo centro, por assim dizer, era “você será aceito se consumir isso aqui”. Você precisar ou não desse produto ou serviço não contava muito para os anunciantes e criadores de campanha, o lance era gerar no indivíduo, a necessidade de consumo.

Sem juízo de valor, o mercado funcionava e ainda funciona assim, e afirmo que se não tivéssemos essa postura e iniciativa, talvez a humanidade não tivesse chegado onde chegou. Há o bônus e o ônus, sempre.

Mas, evoluímos. E como! Evoluímos do nosso jeito, com as nossas mazelas, injustiças e tantas outras coisas. O que acontece é que agora temos muito mais informações ao nosso alcance, e a internet é a grande heroína dessa história. Pessoas “normais” influenciam comportamentos, papel antes desempenhado por novelas, atores, atrizes de horários nobres da televisão.

Pessoas “reais” estão assumindo o protagonismo de suas vidas e inspirando outras, quer maior prova de que o comportamento do consumidor mudou? Empresas só se manterão competitivas no mercado se entenderem esse novo momento e conseguirem se relacionar com seus consumidores.

Aspirações, medos, conquistas, são expressos nas redes sociais a todo instante, e cabe as marcas fazerem bom uso disso. Se o cliente quer humanização, humanize. Se ele quiser reconhecimento, reconheça. Se o desejo for experiência, proporcione experiência a ele. E lembre-se sempre, você pode não entender, mas você tem o dever de respeitar as escolhas de cada um.

Existe um mercado gigante lá fora, com uma quantidade enorme de oportunidades para negócios consolidados e para novos negócios. O que precisa ser feito é colocar-se no lugar do consumidor, conhecer seus hábitos e aspirações, e lembrar sempre de Seth Godin: você não pode ser visto até aprender a ver.

Então, pessoal, obrigada pela acolhida. Espero contar com o engajamento de vocês quinzenalmente aqui. Ah! E quem quiser sugerir temas, fique à vontade.

Até a próxima!

 

 

Valdirene Teixeira

  • imagem de valteixeira
    Valdirene Teixeira é Economista e atua em marketing e comunicação há dezoito anos, com atividades de docência, coordenação e direção. É Founder da Val Teixeira Marketing and Leadership Development e faz parte do quadro de diretores da ADVB/SC. Pós-graduada em gestão educacional e em competitividade e estratégias empresariais, possui MBA em Gestão Estratégica Corporativa. Visual Merchandising, Mentoria, e Inovação e Empreendedorismo complementam até aqui a sua formação. Escreve sobre comportamento do consumidor, liderança e marketing, tendo publicado artigos em jornais impressos e on line. Acesse o site valteixeira.com e conheça um pouco mais dessa apaixonada pela vida e por todas os desafios e conquistas que ela proporciona.