Coluna Ozinil Martins de Souza | Por que Empreender é o Futuro?

17 de Outubro de 2016

 

Reiterada vezes tenho escrito sobre as mudanças profundas que afetarão o mercado de trabalho nos próximos anos. Vejo este processo inexorável e em andamento.

Recentemente, através do MSN fomos informados de que algumas profissões tenderão a desaparecer nos próximos anos. Perfeito! Nada mais verdadeiro que isto. Conforme os avanços tecnológicos se concretizam o perfil do trabalho muda e, com ele a necessidade ou não de existir alguém para fazê-lo. São citados na reportagem, entre outros: Carteiro, Leitor de Medidor, Agente de Viagem, Gráfico, Fiscal de impostos.

Quando fazemos a análise comparativa das profissões citadas com o desenvolvimento da tecnologia, a conclusão é óbvia. A necessidade de papel será cada vez menor, pois o papel eletrônico aí esta; a medição será feita à distância, as viagens serão programadas e organizadas pelos próprios viajantes, os impostos serão controlados e acompanhados pelo “grande irmão”. Todas as pessoas que atuam nestas áreas serão deslocadas de atividades e deverão desenvolver novos conhecimentos e habilidades, se tiverem atitude para entender e participar da mudança. Esta mudança vai acontecer queiram os governos ou não! O que poderão fazer é atrasá-las por algum tempo. O que nos resta fazer?

Caso sejamos ativos e dispostos a participar do futuro, deveremos estar qualificados para acompanhar as mudanças e, de preferência, anteciparmo-nos a ela. Agregar valor ao seu perfil é fundamental; falar mais um idioma, desenvolver habilidades tecnológicas, participar de grupos de voluntários, expor-se a riscos, conhecer novos lugares e, entender que o mundo é sua casa e, sua casa está plantada em um mundo, cujos recursos são finitos.

Uma opção que, cada vez mais, vai se tornar viável é a de Empreender. Tornar-se dono de seu próprio negócio. Para isto você tem que preparar-se com muita consciência e conhecimento.

Hoje existem várias instituições que auxiliam os novos empreendedores a analisarem a viabilidade dos negócios, a buscar caminhos diferenciados. Informe-se, veja quais as tendências que o mercado tenderá a seguir, busque áreas de oportunidades. Mas, veja bem, não seja mais um a fazer o que já está sendo feito. Não faça mais do mesmo! Tenha um negócio que seja identificado pelo seu diferencial competitivo! Quem se antecipa, se prepara, busca o crescimento permanentemente não deve temer o futuro, pois estará preparado para entender e aceitar as mudanças como inevitáveis e transformadoras.

As escolas, timidamente, começam a focar o Empreendedorismo em suas grades de ensino. É fundamental que preparemos nossa juventude para serem independentes, em um futuro que já se faz visualizar. Mesmo nas empresas, os profissionais mais valorizados são os que fazem as coisas acontecerem, isto é, os que são empreendedores. Empreender é desenhar o futuro!

Prof. Ozinil Martins de Souza

  • imagem de ozinil
    Possui graduação em Geografia pela Fundação Universitária Regional de Joinville e pós-graduação em Educação pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Tem forte experiência na área de Administração de Recursos Humanos, Negociação Sindical, Consultoria Empresarial e Empreendedorismo e atua na área acadêmica.