Inbound marketing, você está fazendo corretamente?

08 de Março de 2017

Um conceito que ganhou muita força nos últimos anos, foi o de inbound marketing. Um conceito tido como novo, mas que traz alguns elementos bastante consolidados no mercado. Basicamente, o inbound marketing nada mais é do que uma estratégia que altera a ordem do fluxo de informação e comunicação. Ao invés de ser invasivo, “obrigar” a persona a ouvir a mensagem da marca, criamos um ambiente para que o consumidor “procure” pela empresa.

Com isso, temos taxas de conversão mais altas e o custo, no final das contas, tende a ser menor do que nas metodologias convencionais.

Porém, como todo método que ganha o grande público, o inbound marketing acabou sendo mal interpretado por alguns profissionais.

É preciso entender alguns elementos fundamentais, que vão fazer a estratégia de inbound marketing ter muito mais sucesso!

 

Inbound marketing, elementos fundamentais para ter sucesso

 

  1. Estratégias alinhadas a persona

O inbound marketing alterou algumas coisas. Com ele, não buscamos as grandes multidões, cada vez mais difíceis de serem alcançadas e impactadas. Para que o inbound seja de fato efetivo, precisamos de estratégias alinhadas ao comportamento do consumidor que buscamos.

Em tese, estudamos a persona a fundo e buscamos impactá-la. Por isso, o inbound está ligado também ao posicionamento da empresa e nas formas como esta decide impactar a vida de seus clientes.

 

2. Inbound marketing é mais do que automação de e-mail

 

Criou-se um conceito errôneo de que basta automatizar o e-mail marketing e pronto, teremos uma estratégia de inbound. Ledo engano! O e-mail marketing, dependendo do público, nem é a estratégia mais eficiente.

Inbound marketing é baseado em permissão. Isso não significa que a única forma de validação é via e-mail! Existem diversas outras estratégias que podemos usar para converter visitantes em leads.

A automação de e-mail marketing é uma das formas, mas jamais será a única de praticar o inbound!

 

3. Inbound marketing é multicanal!

 

O inbound não precisa ser totalmente online. Sim, é no meio digital que ele mais se destaca, mas não necessariamente só ali! As melhores estratégias de marketing são baseadas em mídia multicanal. Site, mídias sociais, blog, e-mail e ferramentas Outbound marketing são fundamentais para qualquer estratégia!

 

4. Avaliação constante

 

É fundamental que toda estratégia de inbound marketing seja baseada em KPIs. As KPIs são indicadores de performance. Sem saber se a estratégia está de fato, atingindo os objetivos propostos, não há como ter sucesso de verdade!

 

O inbound marketing é uma estratégia altamente eficiente, mas precisa ser muito bem executada. Profissionais capacitados e uma visão clara dos objetivos são fundamentais!

 

Forte abraço! 

Sandro Lenzi

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    Sandro Lenzi é diretor executivo da Leads Marketing de Conteúdo, coordenador de conteúdo na Oxi3, social media e redator. Contato: lenzisandro@gmail.com