Coluna Patricia Dalpra | Imagem profissional: 5 erros que não se deve cometer nas redes sociais

20 de Outubro de 2016

Todo cuidado é pouco na hora de compartilhar informações nas redes sociais. Aqui estão cinco erros que não se deve cometer nas redes sociais para não comprometer sua imagem profissional.

No começo, as redes sociais chegaram com uma proposta de entretenimento. Plataformas virtuais de relacionamento que ajudariam as pessoas a conectar-se a parentes e amigos distantes, reunir pessoas com interesses compatíveis em conversas sobre determinados temas, e outras diversas finalidades lúdicas.

A adesão foi crescendo, novas ferramentas foram sendo incorporadas, as formas de uso foram mudando e, hoje, nossos perfis nas redes sociais são verdadeiras fotografias detalhadas da nossa vida. Continuamos usando essas plataformas para manter contato com parentes e amigos, mas elas também se tornaram poderosos ambientes para criação e manutenção de relacionamentos profissionais.

Sendo assim, todo cuidado é pouco na hora de compartilhar informações nas redes sociais. Aqui estão cinco erros que não se deve cometer nas redes sociais para não comprometer sua imagem profissional.

 

Estar ausente

Como foi dito acima, as redes sociais não formam mais apenas um mundo de entretenimento virtual. Elas se tornaram extensões da nossa vida profissional. Portanto, não cometa o erro fatal de não estar presente nas redes sociais. Obviamente, você não precisa sair criando perfis em todas as plataformas de forma desenfreada, mas é importante que você analise quais delas são mais relevantes e garanta seu espaço.

Algumas empresas já possuem a prática de fazer uma sondagem dos registros virtuais dos candidatos durantes os processos seletivos. Elas observam os interesses, verificam o tom das postagens, as redes de contatos e diversos outros fatores. O objetivo é ver como os candidatos se comportam no ambiente virtual. Não vacile! 

 

Ser fanático

Todos nós temos gostos, preferências, paixões. Você pode compartilhá-las com outras pessoas que tenham os mesmos interesses, a fim de trocar informações e agregar mais conhecimento. Porém, se a forma como você expressa e compartilha essas paixões com a comunidade virtual ultrapassa o limite do bom senso, você pode ser tornar o chato, fanático, exagerado, obcecado com o qual ninguém quer papo.

Alguns temas como futebol, política e religião são motivadores natos de discussões que podem causar polêmica. Evite publicar opiniões suas ou entrar em discussões iniciadas por outras pessoas sobre estes temas. 

Não exponha nas redes sociais os seus interesses que não estão relacionados com a sua profissão e que, além de não agregar valor algum à sua imagem profissional, ainda podem causar a impressão errada nos seus contatos. Se, ainda assim, quiser compartilhar suas preferências pessoais, faça-o com bastante moderação.

 

Cometer erros de ortografia e gramática

Ninguém quer ser lembrado como a pessoa que publicou um post em seu perfil em uma rede social e escreveu "agente" quando deveria ter escrito "a gente". "Agente" é um substantivo utilizado para nomear algo ou alguém que pratica uma ação, que age. "A gente" é uma expressão utilizada como sinônimo do pronome pessoal "nós".

Por mais incrível que possa parecer, esse é um erro cometido com bastante frequência, e não apenas por pessoas com baixo nível de instrução!

Outros exemplos de erros comuns são:

  • o uso incorreto dos porquês;
  • o emprego do "mas" ao invés do "mais", e vice-versa;
  • o uso do "a" e do "há".

E a confusão não acaba por aqui. Portanto, na hora de escrever uma mensagem de status, contar uma história ou experiência, comentar a postagem de algum contato, enviar uma mensagem pública ou privada, ou publicar qualquer tipo de conteúdo em qualquer rede social ou plataforma virtual de relacionamento, sempre vale a pena revisar o texto uma, duas, ou quantas vezes forem necessárias.

Lembre-se de que grande parte das suas conexões profissionais verão o conteúdo da sua postagem, e você não vai querer comprometer sua credibilidade como profissional por conta de um erro de português, não é mesmo?

 

Falar mal da sua empresa, do chefe, de colegas de trabalho e dos clientes

Como já explicamos no início do post, é quase certo que todas essas pessoas estejam presentes nos seus círculos de relacionamento nas redes sociais. Fazer publicações de caráter pejorativo envolvendo-os pode sujar sua imagem profissional na internet.

Tenha cuidado também com comentários negativos e desagradáveis nas postagens destas pessoas. Se você não compartilha dos mesmos interesses ou das mesmas opiniões, passe pelo conteúdo sem dar muita atenção, mas jamais inicie uma conversa ou entre em alguma discussão já estabelecida com a intenção de diminuir, difamar ou depreciar a pessoa autora da postagem.

Se aquela pessoa está dentro do seu círculo virtual de conexões, provavelmente você tem algum tipo de relacionamento real com ela. Portanto, não há motivos para comprometer sua imagem profissional nem desgastar sua ligação com esta pessoa.

Devemos nos lembrar de que todos têm o direito de expressar livremente suas opiniões, e que o respeito mútuo deve ser utilizado como parâmetro acima de tudo.

Publicar fotos e vídeos impróprios

A festa na casa de praia dos amigos no fim de semana foi legal. Todo mundo estava lá. Comida e bebida à vontade. Música boa e a galera na maior curtição. Mas as fotos precisam mesmo ir para o seu perfil?

Assim como os textos, todo conteúdo audiovisual também deve ser avaliado com muita cautela. Evite compartilhar nas suas redes fotos sensuais, registros de festas e comemorações, fotos em que você aparente estar embriagado (ou demasiadamente animado).

Tenha cuidado também ao compartilhar as fotos e vídeos de outras pessoas da sua rede de contatos, pois, ao fazer isso, você estará vinculando sua imagem ao conteúdo que está sendo compartilhado.

Existem alguns outros cuidados (não menos importantes) que devem ser tomados:

  • Mantenha suas informações pessoais (dados de contato, relacionamento, localização) e profissionais (formação acadêmica, histórico de experiências, projetos desenvolvidos, idiomas) sempre atualizadas;
  • Não esqueça de dar uma atenção especial ao design da sua página ou perfil, escolha boas fotos para as imagens de perfil e capa;
  • Tenha cuidado para não acumular informação demais na sua comunicação visual, não chame a atenção da forma errada;
  • Publique e compartilhe apenas conteúdos que sejam relevantes para o fortalecimento da sua imagem profissional.

Agora que você saber o que não fazer nas redes sociais para preservar sua imagem profissional, que tal clicar aqui para ler nosso post sobre como usar as redes sociais a favor da sua marca profissional?

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Um abraço!

 

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Patrícia Dalpra

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    Sou Patrícia Dalpra, Pós- Graduada em Personal Branding pela Universitat Ramon Llull - Barcelona. Proprietária da PD Gestão de Imagem e Carreira. Atuo como estrategista da marca pessoal no processo de gestão de imagem e de carreira junto a empresas, esportistas e profissionais liberais. Meu estudo tem como ponto de partida o estudo do DNA e da imagem a fim de identificar características que serão trabalhadas como atributos da marca pessoal em toda estratégia, planejamento e comunicação da marca. Já trabalhei para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Odebrecht, SENAI CETIQT entre outras.