ESTREIA | Fabrício Wolff é nosso novo Colunista

20 de Março de 2017

Caro Leitor!
Com grande satisfação lhes apresento um novo colaborador do portal: Fabrício Wolff, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado da Comunicação> Ele já atuou tanto nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina - especificamente na área de Jornalismo - como também em agências de publicidade. Profissional multimídia, professor universitário nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração> Gaúcho de Porto Alegre, ele vive em Blumenau há 34 anos. Ele irá publicar artigos em sua coluna a cada 15 dias. O de estreia leva o título "Somos quem podemos ser?".
Bem-Vindo Fabrício!

Jailson de Sá
Editor

------------------------------------
 

Somos quem podemos ser?

Olá! Sou Fabrício Wolff e, a partir de hoje, terei um encontro quinzenal com vocês no Acontecendo Aqui para viajar um pouco no mundo da comunicação e suas inúmeras variáveis. A ideia é lançar dúvidas, provocar pensamentos, abrir horizontes e debates, sem pretensão de chegar a uma conclusão. Tudo bem, vai que às vezes eu chegue, mas que este não é objetivo principal da coluna... ah, não é. Então a sua interpretação, conclusão, concordância ou discordância é que é fundamental. E nem precisa ser aqui, exposta. Se for, ótimo. Mas a ideia é fazer pensar, refletir sobre, independente da profundidade da abordagem porque minha intenção não é falar apenas para iniciados, mas também para leigos.

Tudo bem até aqui?  Agora você deve estar se perguntando... quem é o mané aí que tem a pretensão de escrever sobre comunicação no Acontecendo Aqui?  Ok, vamos lá. Vou tentar responder à pergunta: sou um portoalegrense radicado em Blumenau há mais de 33 anos, amante e “vivente” da comunicação. Aos 8 anos fazia ponta em programas de rádio lendo historinhas infantis. Aos 15 tive meu primeiro emprego formal e foi em televisão. Aos 16 era repórter. Nunca mais parei. Aos 21 fui chefe de jornalismo da RBS TV Blumenau, passei por quase todos os grandes veículos de comunicação do estado (incluindo os extintos Jornal O Estado e RCE TV) e hoje, aos quase 52, reuni experiências, leituras, teorias e práticas (e melhor do que isso, teorias aliadas à práticas) que me encorajam a escrever um pouco sobre o tema.

Também sou graduado em Jornalismo, Direito e pós graduado em Educação. Como professor universitário atuei em disciplinas como Língua Portuguesa, Redação Jornalística, Redação Publicitária, Comunicação Empresarial, Jornalismo de Revista, Jornal Laboratório e Ética Jornalística. Nelas, apliquei as teorias da comunicação e a filosofia de forma prática – e meus alunos bem sabem disso. Também escrevo, de poesias a outros gêneros, a ponto de ter lançado quatro livros até agora. Invisto-me, às vezes, de produtor cultural, outra atividade onde a comunicação faz toda a diferença. Aliás, tenho total noção de que a comunicação não apenas move, mas muda o mundo. Se não o mundo todo, tem a força de mudar totalmente o nosso mundo – o mundo particular de cada um, o mundo pessoal, o mundo profissional. 

É por acreditar nisso que estou aqui e com a complacência do Acontecendo Aqui. Meus textos sobre comunicação estarão neste importante portal de quinze em quinze dias. Sem a mínima pretensão de causar, mas com o firme propósito de provocar. Porque somente aqueles que pensam a mais, que vão além, conseguem mudar o mundo de verdade. Somente aqueles que questionam o porquê das coisas contribuem para uma sociedade melhor. Somente aqueles que sabem se comunicar utilizando as técnicas, palavras e ferramentas corretas da comunicação, conseguem fazer a diferença. E você nem precisa concordar com o universo dessas linhas escritas nesta apresentação. Mas se ousar debruçar seu pensamento alguns segundos sobre essas palavras, já terá valido a pena aceitar este desafio de escrever aqui. 

Obrigado pela leitura e até daqui 15 dias.

Foto: Marcelo Martins

Fabrício Wolff

  • imagem de fabriciow
    Possui graduação em Jornalismo e Direito. Pós graduado em Educação. Mais de 36 anos de experiência na Comunicação, tendo atuado tanto nos principais veículos de comunicação do estado especificamente na área de Jornalismo, como também em agências de publicidade. Profissional multimídia, professor universitário nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração. Natural de Porto Alegre, radicado em Blumenau desde 1983.