Coluna Patrícia Dalpra | Entenda a importância de buscar o diferencial pessoal

11 de Setembro de 2017

Em um mundo cada vez mais competitivo, é imperativo conhecer-se bem e saber se posicionar para que o seu trabalho seja destaque em seu ramo de negócio.

Possuir vários diplomas, ser organizado, atencioso, comprometido e saber trabalhar em equipe, não são considerados diferenciais pela maioria dos gestores. O que atrai um olhar mais atento de um profissional ou de um cliente para uma pessoa é o que ela faz de diferente das demais. 

Todos temos alguma área na qual nos destacamos, um campo em que somos mais que bons. Essa área é o que nos torna indivíduos com características singulares, e buscar o diferencial é peça-chave para a conquista do sucesso profissional.

Leia o texto abaixo e veja alguns dos elementos importantes para descobrir o que você tem de melhor!

Saiba o que te distingue

O que faz você ser destaque entre os seus concorrentes? Por que o seu cliente procura por você e não por outro profissional? Qual motivo leva as pessoas a investirem dinheiro em seus serviços?

Saber a resposta dessas perguntas pode lhe ajudar na hora de decifrar questões como “qual é o meu diferencial?” ou “o que eu faço de melhor?”. E saber a solução destes que são, para muitas pessoas, verdadeiros enigmas é o pontapé inicial para se aprimorar e investir naquilo que te destaca.

Valorize o seu trabalho

O reconhecimento profissional é de suma importância. Porém, para que alguém possa dar mérito em seu trabalho, se faz necessário que, primeiramente, você dê o peso que ele merece. Quem poderá falar bem de algum serviço se a pessoa que o executa não sabe valorizá-lo corretamente? A resposta para essa pergunta é fácil: ninguém! 

Dê um passo de cada vez para buscar o diferencial

Quem não sabe o que tem de melhor não pode ressaltá-lo, afinal, autoconhecer-se não é uma tarefa fácil. O caminho do autoconhecimento é longo e, por vezes, árduo. Porém, quem se arrisca nessa jornada, identifica seus pontos fracos e pode trabalhar para melhorá-los. Enxergar seus pontos fortes e os potencializar.

Descubra como suas emoções influenciam seu comportamento

A consciência de si vem por meio da auto-observação, de questionamentos que fazemos a nós mesmos e respondemos com sinceridade. Reconhecer o seu estado de espírito e saber como o seu corpo reage a determinadas situações, ajuda a ter um autocontrole maior na hora de tomar decisões.

Isso traz a oportunidade de melhorar seus hábitos, além de proporcionar um crescimento nas suas relações interpessoais e profissionais, tornando-as mais saudáveis e frutíferas. Dessa forma, todos saem ganhando!

Trabalhe para ser feliz

Quem descobre seu diferencial, encontra seu espaço no mundo e tem motivação, pois gosta de fazer o seu trabalho. Por sua vez, os que apreciam o que fazem, mais do que trabalhar, se divertem.

Se divertir ao executar o seu melhor, provoca maiores chances de ascender-se em uma carreira profissional e obter o sucesso. Por isso, é tão relevante reconhecer e buscar o diferencial.

Somos seres históricos, isso quer dizer que nossa vida hoje é resultado do que construímos no passado e que nosso sucesso de amanhã depende do que arquitetamos no agora.

Aprimore seus conhecimentos, estude, pesquise, não pare de se atualizar — isso é válido para si e para os negócios. Não se acomodar é fundamental para alcançar o topo e permanecer nele. A melhor forma de ficar onde se está é não fazer nada para mudar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o caminho para alcançar o sucesso ao buscar o diferencial, leia também nosso artigo sobre como construir sua marca pessoal!

Conheça os materiais gratuitos que desenvolvemos.

Uma ótima semana!

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com

https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
Instagram: @pdimagemecarreira
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
Site: www.pdimagemecarreira.com

Patrícia Dalpra

  • imagem de pdalpra
    Sou Patrícia Dalpra, Pós- Graduada em Personal Branding pela Universitat Ramon Llull - Barcelona. Proprietária da PD Gestão de Imagem e Carreira. Atuo como estrategista da marca pessoal no processo de gestão de imagem e de carreira junto a empresas, esportistas e profissionais liberais. Meu estudo tem como ponto de partida o estudo do DNA e da imagem a fim de identificar características que serão trabalhadas como atributos da marca pessoal em toda estratégia, planejamento e comunicação da marca. Já trabalhei para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Odebrecht, SENAI CETIQT entre outras.