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Empresa de cosméticos usa atores cobertos de lama para “interpretar” as vítimas de Brumadinho
29 de Janeiro de 2019

Empresa de cosméticos usa atores cobertos de lama para “interpretar” as vítimas de Brumadinho

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Por Jean Caristina 29 de Janeiro de 2019 | Atualizado 29 de Janeiro de 2019

A Jendayi Cosméticos divulgou em sua página no Facebook um ensaio sobre a tragédia de Brumadinho (MG) com os slogans “Isso não pode ficar assim”, “Clama” e “A dor também é nossa”.

Com o clique do fotógrafo Jorge Beirigo, atores cobertos de lama foram convidados a “interpretar” as vítimas da tragédia. Veja algumas imagens:
 

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Segundo a Jendayi, “o objetivo da campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza, a beleza da vida”.

Em questão de horas a campanha recebeu duras críticas.

As fotos foram tiradas da página da empresa de cosméticos. Ainda não foi publicado um pedido de desculpas.

Sobre a ilicitude. Segundo o art. 19 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que é uma espécie de Código de Ética da publicidade,

“Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar.”

Ao se aproveitar de um momento de comoção mundial, a Jendayi Cosméticos, acabou por proporcionar um momento constrangedor, de falta de empatia com o sofrimento das famílias, amigos e do povo brasileiro.

Talvez tenha havido violação ao Código, por desrespeito à dignidade humana e ao interesse social. Porém, como houve a retirada das fotos, não haverá apreciação pelo CONAR.

Houve, ainda, um outro problema. Se a pretensão era de que os atores interpretassem as vítimas, sinto informar, mas até o fechamento deste artigo o Corpo de Bombeiros já contabilizava 65 mortos!

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