Coluna Patrícia Dalpra | É importante investir na presença online para a imagem pessoal?

23 de Maio de 2016

Há muito o muro que dividia a vida real e a virtual caiu. Hoje você conhece as pessoas, adiciona nas suas redes sociais, mantém contato com elas por lá e raramente as encontra novamente. Outras pessoas nós conhecemos nas redes sociais e as trazemos para o nosso cotidiano.

Quando lemos algo sobre marketing pessoal, sempre nos deparamos com dicas a respeito do visual, de como se vestir, de como falar ou de como cumprimentar as pessoas. O fato é que os relacionamentos são mantidos entre o real e o virtual, por isso é importante que você invista na sua presença on-line para manter uma boa imagem pessoal. 

Os benefícios de investir na presença on-line

Quando investe na sua presença on-line, você se aproxima das pessoas, das marcas e dos seus clientes. A sua comunicação passa a ser mais direcionada, ou seja, com foco no que realmente interessa. Isso proporciona o engajamento das pessoas para com você. Ao apresentar as suas ideias, os seus artigos e as explicações para fatos que envolvem a sua rotina, as pessoas que têm acesso a você virtualmente vão criar uma empatia maior pelo assunto e passarão a reconhecê-lo como autoridade naquilo. 

Para quem está iniciando a sua carreira agora, ter uma boa reputação on-line conta até mesmo na hora de conseguir um emprego, pois os RHs estão buscando muitas informações sobre o perfil dos candidatos a uma vaga em suas redes sociais.

Investir na presença on-line requer trabalho e planejamento

É claro que a construção de uma presença on-line eficaz precisa de um planejamento e de um especialista, uma vez que métodos e estratégias serão utilizados para que você alcance os seus objetivos. O especialista vai levantar todos os recursos disponíveis em você, no seu conhecimento, na sua experiência e na sua rotina para utilizá-los da melhor maneira.

Todas as questões que você tiver a respeito da criação da sua imagem pessoal on-line devem ser tratadas com esse especialista. O importante é que elas não se tornem empecilhos para que você deixe essa oportunidade passar.

Não ter presença on-line é ficar para trás

Mais da metade da população do nosso país está conectada à internet, que por sua vez passa a integrar cada vez mais a rotina de todo mundo. Na internet, as pessoas compram, agendam consultas, se comunicam, expõem problemas, buscam soluções e consomem muito conteúdo. Quanto mais presente você estiver na internet, mais próximo estará do seu público-alvo.

Expandir a sua presença on-line é o futuro da sua imagem e do seu negócio

O alcance que a internet proporciona ultrapassa as fronteiras geográficas. Se, ontem, um profissional especializado em algo precisava estar em um grande centro para falar com o seu público ou adquirir conhecimento, hoje ele faz isso de qualquer canto do mundo. Além disso, a sua presença on-line o posiciona como autoridade naquilo que você entende e é perante diversos tipos de públicos, inclusive o seu.

Como anda sua imagem on-line?

Uma ótima semana a todos!

Abraço,

Patricia Dalpra

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com
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Patrícia Dalpra

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    Sou Patrícia Dalpra, Pós- Graduada em Personal Branding pela Universitat Ramon Llull - Barcelona. Proprietária da PD Gestão de Imagem e Carreira. Atuo como estrategista da marca pessoal no processo de gestão de imagem e de carreira junto a empresas, esportistas e profissionais liberais. Meu estudo tem como ponto de partida o estudo do DNA e da imagem a fim de identificar características que serão trabalhadas como atributos da marca pessoal em toda estratégia, planejamento e comunicação da marca. Já trabalhei para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Odebrecht, SENAI CETIQT entre outras.