Colunista do Acontecendo Aqui entra para Academia de Letras

01 de Agosto de 2019

Desde 26 de julho, Ana Lavratti integra a Academia de Letras de Biguaçu

O presidente com Ana Lavratti, Sandra Clara e Celso João de Souza

 

De volta ao Acontecendo Aqui a partir desta sexta-feira, 2 de agosto, após desfrutar as férias de Inverno em clima de Verão, a colunista Ana Lavratti aproveitou o recesso para celebrar seu ingresso na Academia de Letras de Biguaçu.

 

Fundada em 20 de setembro de 1996, a ALBIG destaca-se entre as Academias de Letras regionais pela intensa atuação, promovendo a literatura não apenas entre os apreciadores da arte da escrita, mas também entre os estudantes, por meio da Academia Mirim.

 

Presidida pelo advogado José Braz da Silveira, a ALBIG tem hoje como 1ª  Secretária a deputada federal Ângela Amin e como 2ª Secretária a professora Dalvina de Jesus Siqueira, homenageada na Sessão de Posse de 26 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Biguaçu. Professora, escritora, mãe de 11 filhos, a “Estrela” da Academia mereceu um tributo às vésperas de seus 90 anos, pelo consistente legado de Educação e Cultura que atravessa gerações.

 

Fundada em 20 de setembro de 1996, com sede no Casarão Born, que se debruça majestoso sobre a Praça Nereu Ramos, em pleno coração de Biguaçu, a Academia de Letras deu posse a três novos membros em 2019. Além da jornalista e escritora Ana Lavratti, ingressaram na ALBIG os poetas Sandra Regina Clara Nepomuceno Pinto e Celso João de Souza. Tendo por patrono Fritz Müller, que ao contribuir com a obra de Charles Darwin mereceu os títulos de “O herói da ciência” e “Príncipe dos Observadores”, Ana Lavratti passou a ocupar a Cadeira n. 13, consagrando mais de 30 anos de dedicação ao Jornalismo e ao universo literário.

 

Mestra em Estudos da Tradução pela UFSC, é autora de cinco livros, 10 cases premiados no Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, 3 e-books sobre os núcleos mais antigos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, artigo científico publicado pela Sociedade da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, em Portugal, entre dezenas de outras contribuições a livros, revistas e portais. Ana Lavratti assina uma coluna diária no portal Acontecendo Aqui, desde maio de 2016, e está no Instagram como @analavratti.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria

 

Posse Academia de Letras de Biguaçu. Com o microfone Dalvina de Jesus Siqueira, fundadora
Dalvina de Jesus Siqueira, fundadora

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti