Coluna Sandro Lenzi | O e-mail marketing morreu?

08 de Fevereiro de 2017

A resposta é simples e direta: Não! O e-mail marketing vem sendo cada vez mais efetivo. Com o avanço da tecnologia mobile, onde as pessoas tem acesso ao e-mail cada vez mais fácil. Atualmente as campanhas e-mail marketing são um meio de baixo custo de implementação, e que aliado aos resultados quase que instantâneos que elas trazem, sejam muito usados por diversas empresas. Isso faz com que esta seja uma das estratégias de marketing digital mais interessantes de serem usadas!

As campanhas de e-mail marketing tem sido usadas frequentemente como uma ferramenta de fidelização de seu público, divulgação de novos produtos ou serviços e anúncios de ofertas e promoções. A eficiência das campanhas de e-mail marketing é comprovada por pesquisas. Segundo elas, pouco mais de 70% das pessoas que compram na internet já adquiriram algo após tomar a decisão através de uma campanha de marketing por e-mail. E para te auxiliar a criar sua campanha de e-mail marketing de forma correta, separamos algumas dicas. 

 

1 - Determine suas metas para a campanha

As campanhas de e-mail marketing podem ser criadas com vários intuitos diferentes. Por exemplo: Uma loja online pode fazer uma campanha para anunciar ofertas e promoções. Já outra empresa pode utilizar as campanhas de e-mail marketing para anunciar novos produtos. Em suas primeiras campanhas, é fundamental que você tenha traçado suas metas. Procure enviar conteúdos relevantes e informativos. Isso fará com que você estabeleça uma relação com seus clientes antes de fechar um negócio com seu cliente.

2 - Construa sua lista baseada em leads

Não tem como haver campanhas de e-mail marketing se você não tiver uma lista de contatos para quem você enviará seus e-mails. Podemos classificar sua lista de contatos como a matéria prima de sua campanha. É preciso que você crie uma lista de contatos com o e-mail de seus clientes e de seus prospectos. Para captar o contato destas pessoas, é importante que você disponibilize um formulário de cadastro em seu site. Isso com certeza aumentará bastante sua lista de contatos.

 3 - Crie uma campanha matadora

Após saber bem que são as pessoas que estão em sua lista de contatos, você deve analisar qual campanha mais se adapta a elas. Para criar uma campanha de e-mail marketing arrasadora, você deve definir alguns itens como: a linguagem que será usada, se serão ou não utilizadas imagens e coisas do tipo. Além disso, não se esqueça que ter conteúdo de qualidade significa boa parte da chance de sucesso de sua campanha.

 

4 - Entenda o seu público

Diferentes setores de mercado exigem diferentes campanhas de e-mail marketing. Caso seu público-alvo sejam as pessoas mais jovens, por exemplo, é conveniente você enviar e-mails com mais elementos gráficos e linguagem mais informal do que enviaria se os seus clientes são empresas. Pense como se você o público-alvo e busque entender o comportamento do cliente!

5 - Use as ferramentas adequadas

Para que isso não aconteça, a primeira coisa a se fazer é ter a certeza de que os contatos em sua lista realmente querem receber seus e-mails. Nunca compre estas listas que possuem milhões de contatos, pois nelas dificilmente as pessoas estarão interessadas em suas campanhas de e-mail marketing. É importante também você disponibilizar a opção de o leitor se desinscrever. Com isso, sua lista ficará mais “limpa”, apenas com pessoas que estão interessadas nos seus e-mails.

Isso tudo fará com que sua estratégia de e-mail marketing seja muito mais efetiva!

Sandro Lenzi

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    Sandro Lenzi é diretor executivo da Leads Marketing de Conteúdo, coordenador de conteúdo na Oxi3, social media e redator. Contato: lenzisandro@gmail.com