Publicidade
Coluna Patricia Dalpra | Como se comportar em um novo emprego?
20 de Dezembro de 2016

Coluna Patricia Dalpra | Como se comportar em um novo emprego?

Twitter Whatsapp Facebook
Por Patrícia Dalpra 20 de Dezembro de 2016 | Atualizado 20 de Dezembro de 2016

Em uma nova empresa, as diretrizes podem mudar muito, assim como as rotinas de trabalho e as atividades do dia a dia. Nesse momento é importante construir uma imagem positiva no novo emprego. Por isso, preparamos algumas dicas de pessoal branding para você se dar bem nessa nova etapa!

Não seja um sabe tudo

Mesmo que você já tenha experiências anteriores, o ideal é desacelerar e procurar conhecer bem a empresa e sua função dentro dela. Se você chegar querendo mudar tudo, muitos podem se sentir incomodados e você pode até acabar desrespeitando alguém, e ninguém deseja um ambiente de trabalho desconfortável, certo?

Publicidade

Conheça a empresa

Tanto no primeiro, como no segundo, como no décimo emprego, é muito importante você conhecer a empresa para qual vai trabalhar. Por isso antes mesmo de começar a trabalhar, é bem interessante que você busque informações sobre o seu novo emprego. Procure se informar sobre a cultura corporativa, os valores e missão da empresa, a dinâmica hierárquica e até as regras de vestimenta. Assim vai ser bem difícil errar!

Não fique comparando as empresas

Nunca fale coisas negativas sobre a empresa na qual você trabalhou anteriormente! É aquele velho ditado de mãe: “quem fala mal de outros para você, também fala mal de você para outros”. Por isso não fique se prendendo ao passado. É fundamental compreender que cada empresa é diferente e é você quem precisa se adaptar a elas, não o contrário.

Trabalho novo, experiências novas

Não que você tenha que se esquecer de tudo o que aprendeu nos empregos anteriores, mas é preciso se abrir para novas experiências e assim aprender cada vez mais. Deixar claro o que você já sabe e os aprendizados que já acumulou podem contar vários pontos a seu favor, apenas não caia no erro de achar que já sabe tudo. 

Tenha em mente que sempre é possível melhorar! O ambiente corporativo evolui constantemente, os processos mudam, a tecnologia avança e é preciso se atualizar constantemente.

Mudando de carreira, como sobreviver à transição?

Mudar apenas de empresa, mas dentro do mesmo mercado e segmento já é algo que pode ser difícil. Imagine então mudar de carreira e começar praticamente do zero mais uma vez. Nesse momento é preciso ter consciência de que a transição precisa ser feita de maneira bem estratégica e bem pensada. Sempre se pergunte o seguinte:

Nessa nova carreira eu consigo reaproveitar os conhecimentos adquiridos nas experiências anteriores?

O quanto essa transição irá me afetar em aspectos não só profissionais, mas pessoais e financeiros?

Estou pronto para começar do zero mais uma vez?

Estando consciente disso, tudo o que você tem a fazer é ir em frente, com muita determinação e perseverança. Lembre-se, essa transição pode não acontecer da noite para o dia. 

Sabe o quanto você teve que estudar e trabalhar quando iniciou na sua carreira anterior? É isso que você terá de fazer mais uma vez. Mas não desanime! Você já sabe que vale a pena!

Você está pronto para a mudança de carreira?

 

Uma ótima semana a todos!

 

E.mail: [email protected]
https://www.facebook.com/PD.gestaodeimagemecarreira
Instagram: @pdimagemecarreira 
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/patriciadalpra
www.pdimagemecarreira.com

Publicidade