Coluna Nerd News | 2017 e os filmes de super-heróis - o fim está próximo?

05 de Janeiro de 2017

Por Marcelo Nunes*

O papo não é novo, conforme já conversamos em outra edição da coluna Nerd News no Acontecendo Aqui: os filmes de super-heróis vão acabar? Embora algumas previsões mais pessimistas apontem que sim, como a do próprio renomado diretor Steven Spielberg, 2017 vem aí para ser o ano que vai contrariar isso – ou para colocar a última pá de terra no caixão de Marvel Studios e DC Comics/Warner Bros.

Apesar da queda de bilheteria nas franquias dos estúdios que produzem filmes baseados em quadrinhos, os mesmos continuaram liderando as bilheterias durante o ano de 2016. Mesmo filmes que não foram bem junto aos críticos conseguiram somar uma boa quantia em dinheiro arrecadado, casos de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” e “Esquadrão Suicida”. Por outro lado, o filme mais hypeado não chegou sequer a entrar no pódio das três melhores bilheterias da Marvel Studios: “Capitão América: Guerra Civil” seguiu atrás de “Vingadores”“Vingadores: Era de Ultron” e “Homem de Ferro 3”, mesmo sendo o maior sucesso do gênero no ano que passou.

O ano de 2017 aparece então como um divisor de águas para estúdios como Marvel, Warner Bros, 20th Century Fox e Sony Pictures. Isso porque o investimento nessa área não será baixo – e os resultados irão ditar a quantidade de esforço que será demandado aos super-heróis a partir de 2018. A lista de filmes baseados em quadrinhos prevista para este ano não é pequena. Dá só uma olhada!

 

Em fevereiro já tem “LEGO Batman”, uma continuação indireta do sucesso “Uma Aventura LEGO”. Em março é a vez da redenção (eu espero, com todas as minhas forças) de um filme solo do Wolverine. Logan vai marcar a despedida de Hugh Jackman do papel e vai adaptar a saga comandada por Mark Millar e Steve McNeven nas HQs – mesma dupla criativa de Guerra Civil. Em 27 de abril volta às telonas o supergrupo Guardiões da Galáxia com o Volume 2. Ao contrário do primeiro filme, que tornou os anti-heróis até então desconhecidos em estrelas dos quadrinhos, esse longa-metragem aparece cercado de uma aura de expectativa alta. E eu vou contar pra vocês: minha expectativa para esse filme é realmente muito alta. Se vira aí, James Gunn!

E pra reinventar os filmes de super-heróis, “Mulher-Maravilha” chega aos cinemas no primeiro dia de junho prometendo trazer a representatividade feminina dos quadrinhos para as telonas. Com direção de Patty Jenkins, o longa-metragem promete deixar de lado os tons mais sombrios dos filmes dirigidos por Zack Snyder, como podemos ver nos trailers que destacam o vermelho, azul e dourado do uniforme da Princesa Diana. No mês seguinte, no dia 6, é a vez do novo reboot do Homem-Aranha, protagonizado por Tom Holland, chegar às salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Embora tenha os direitos cinematográficos do personagem, a Sony cedeu parte da produção à Marvel Studios depois dos fracassos da série Amazing Spider-man, colocando Peter Parker no mesmo universo de filmes dos Vingadores – como já vimos em Guerra Civil.

Em 2 de novembro é a vez da estreia do terceiro filme solo do Deus do Trovão: “Thor Ragnarök”. A mim, pelo menos, o longa-metragem é uma incógnita. Ao mesmo tempo que vai adaptar uma saga sombria que trata o apocalipse dos deuses nórdicos, traz um diretor conhecido pelo humor e irreverência. Além disso, Mark Ruffallo irá reprisar seu papel como Hulk no filme – que por sinal adaptará em parte do clássico quadrinhos Planeta Hulk. O que vai sair dessa salada? Espero, de coração, que algo realmente bom.

E pra terminar o ano, em novembro de 2017, chega a cartada final da Warner Bros quanto ao Universo Expandido da DC Comics. “Liga da Justiça” pode ser a redenção do trabalho de Zack Snyder depois de resultados abaixo das expectativas com Homem de Aço e Batman vs Superman. Contudo, também poderá ser o fim do DC Extended Universe caso o resultado não valha o investimento. Aqui, vou manter minha positividade e apostar que a primeira adaptação em live action do supergrupo não dará errado. Ouviu, Snyder?

Mas e aí, o fim está próximo? Essa pergunta só poderá ser respondida depois do lançamento de “Liga da Justiça”. Esperamos que, quando chegar lá em dezembro, estejamos lendo novamente esse texto e pensando onde é que esse colunista maluco estava com a cabeça quando lançou essa pergunta. Viva os super-heróis e as adaptações de quadrinhos para o cinema!

Nerd News

  • imagem de nerdnews
    Marcelo Nunes é Publicitário e pós-graduando em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Atuou por três anos com marketing no Grupo RBS e mídias digitais na Agência Gas-br. Agora se dedica a compartilhar um pouco de seu conhecimento sobre o universo geek com os milhares de fãs conquistados com seu canal Nerd News, rede de conteúdo sobre o universo geek que já soma mais de 300 mil seguidores em YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat ‘OficialNerdNews’.