Com o investimento de grandes marcas como Apple, Samsung, Nike e Google, o uso de wearables (tecnologias vestíveis) está ganhando escala no mundo e aos poucos no Brasil.
Em 2019 o IDC mostrou um crescimento de 51,6% na venda de tecnologias vestíveis no país, com uma expectativa de quase 500 mil unidades vendidas apenas este ano.
Hoje, os dispositivos de fitness e saúde (pulseiras para medir passos, calorias e etc) começam a dividir espaço com produtos mais sofisticados como relógios, fones, roupas, óculos e outros aparelhos, que além de monitorar atividades físicas, conseguem mapear desde a posição geográfica até o comportamento e preferencias de seu usuário.
Equipamentos que aos poucos vão ocupando espaço na jornada diária das pessoas e muitas vezes substituindo o uso do smartphone, são muitas as possibilidades de interação. No mercado, podemos ver desde o Vaticano, que lançou um terço digital para ajudar nas orações, até a clássica Levi´s que lançou uma jaqueta interativa.
Como a sua marca vai se vestir?
Alguns exemplos que vão além do Apple Watch:
Vaticano – Rosário Digital (eRosário)
Tecnologia e religião andando juntas. Aplicativo mostra o progresso da oração e informa o número de rosários concluídos. Para acionar o dispositivo basta realizar o sinal da cruz.
Levi´s – Projeto Jacquard by Google
Jaqueta interativa, que permite se conectar à música, navegação e amigos sem precisar parar e procurar o telefone.
Spectacles – O óculos do Snapchat
Um óculos de sol que grava vídeos para as redes sociais. Basta tocar num botão no canto superior dos óculos e começa a gravação.
Samsung – Blind Cap (Touca de natação para cegos)
Touca de natação que vibra para alertar nadadores cegos nos Jogos Paralímpicos.
Specdrums – O anel musical
Um anel que transforma cores em música e faz de qualquer coisa um instrumento musical.
Pilot – Fones tradutores
Uma ferramenta portátil usada para facilitar a comunicação entre duas pessoas que falam idiomas diferentes.