Coluna Inspiração | Wearables na comunicação

21 de Outubro de 2019

As tecnologias vestíveis vão trazer novas métricas e formas de se comunicar

 

Com o investimento de grandes marcas como Apple, Samsung, Nike e Google, o uso de wearables (tecnologias vestíveis) está ganhando escala no mundo e aos poucos no Brasil.

Em 2019 o IDC mostrou um crescimento de 51,6% na venda de tecnologias vestíveis no país, com uma expectativa de quase 500 mil unidades vendidas apenas este ano.

Hoje, os dispositivos de fitness e saúde (pulseiras para medir passos, calorias e etc) começam a dividir espaço com produtos mais sofisticados como relógios, fones, roupas, óculos e outros aparelhos, que além de monitorar atividades físicas, conseguem mapear desde a posição geográfica até o comportamento e preferencias de seu usuário.

Equipamentos que aos poucos vão ocupando espaço na jornada diária das pessoas e muitas vezes substituindo o uso do smartphone, são muitas as possibilidades de interação. No mercado, podemos ver desde o Vaticano, que lançou um terço digital para ajudar nas orações, até a clássica Levi´s que lançou uma jaqueta interativa.

Como a sua marca vai se vestir?
 

Alguns exemplos que vão além do Apple Watch:

 

Vaticano – Rosário Digital (eRosário)
Tecnologia e religião andando juntas. Aplicativo mostra o progresso da oração e informa o número de rosários concluídos. Para acionar o dispositivo basta realizar o sinal da cruz.

 

 

 

 

Levi´s – Projeto Jacquard by Google
Jaqueta interativa, que permite se conectar à música, navegação e amigos sem precisar parar e procurar o telefone.

 

 

 

 

Spectacles – O óculos do Snapchat
Um óculos de sol que grava vídeos para as redes sociais. Basta tocar num botão no canto superior dos óculos e começa a gravação.

 

 

 

 

Samsung – Blind Cap (Touca de natação para cegos)
Touca de natação que vibra para alertar nadadores cegos nos Jogos Paralímpicos.

 

 

Specdrums – O anel musical
Um anel que transforma cores em música e faz de qualquer coisa um instrumento musical.

 

 

 

 

Pilot – Fones tradutores
Uma ferramenta portátil usada para facilitar a comunicação entre duas pessoas que falam idiomas diferentes.

 

 

 

 

Coluna Inspiração

  • imagem de gustavot
    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.