Coluna Inspiração: Criatividade inspirada por dados

30 de Setembro de 2019

O quanto você conhece o seu público de verdade? 

Cada dia mais existem ferramentas e plataformas para orientar as tomadas de decisão dos criativos e do marketing. Os dados e o machine learning são poderosos para as marcas serem mais assertivas e aumentarem as vendas.

A maioria dos profissionais de marketing acredita que conhece os seus consumidores. Mas o quanto você conhece o seu público de verdade? 
Seja na TV ou na internet, quanto sua marca está oferecendo de personalização em escala? 

Veja alguns exemplos de campanhas DATA DRIVEN:

 

Killer Skin at Super Bowl - Olay Skin Care
Depois de juntar dados sobre o interesses de seus consumidores, a marca de cosméticos descobriu que o seu público ama futebol americano e filmes de terror. Essas informações levaram a marca a criar a campanha #killetskin, que foi sucesso no intervalo do Super Bowl e atraiu milhares de espectadores para os seus conteúdos.

 

 

 

Digital Pawprint - Amanda Foundation
Campanha da Amanda Foundation que usou dados demográficos e históricos do navegador para apresentar animais carentes aos donos em potencial. Cada animal para o seu estilo de dono.


 

Digital Pawprint from Chris Pierantozzi on Vimeo.

 

Hungerithm - Snickers
Uma campanha simples, onde o humor da internet definiu o preço do chocolate.
Acompanhando em tempo real o humor dos internautas em diversas plataformas, a marca abaixava o preço do chocolate cada vez que a população estava irritada.

 

 

 

 

Very - Weather Campaign
A loja de departamentos usou as informações do cliente e os dados meteorológicos para recomendar produtos correspondentes ao clima no local do cliente.
 

 

 

diagrama de data driven

Coluna Inspiração

  • imagem de gustavot
    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.