Coluna Inspiração | Ativações de carnaval

16 de Fevereiro de 2020

As marcas de olho nos foliões das ruas

 

Que brasileiro é apaixonado por carnaval, todo mundo já sabe. Seja na TV, no sambódromo ou nas ruas, até março o assunto é esse. Nesse cenário passional, as marcas não perdem a chance de se fantasiar e entrar na jornada do folião.

Assim como nos blocos, o carnaval é democrático na publicidade. As opções vão desde patrocinar as clássicas transmissões dos desfiles do Rio que são acompanhadas por milhões de telespectadores ou simplesmente vestir uma fantasia com a sua marca e desfilar por aí. Tem festa para todo mundo.

Mas hoje quero destacar um assunto em especial: o carnaval de rua.

Com o sucesso cada dia maior dos tradicionais blocos de rua nas grandes cidades as marcas estão aproveitando para realizar diversos tipos de ativação no meio do público.

E quando se fala em folia na rua, para mim, a Skol é referência. A marca protagonizou grandes cases e todo ano inova com alguma experiência criativa. Separei alguns cases da cervejaria e de outras marcas para inspirar e mostrar alguns possíveis caminhos para se conectar com os foliões.

 

Oferecer serviços
Calor, sol, ruas lotadas, celular sem bateria, poucos banheiros, a realidade do folião não é fácil. Que tal dar uma ajudinha?

 

Skol Cachu – A ideia foi levar as tradicionais cachoeiras mineiras para as ruas e oferecer uma experiência refrescante no carnaval.

 

APiPi da Boa  – A hora de ir no banheiro é sempre um desafio para o folião. Pensando nisso, a Antartica desenvolveu um aplicativo para as pessoas encontrarem o banheiro mais próximo e não passarem aperto no carnaval.

 

Bike Bar – A Skol Beats levou um bar itinerante para acompanhar os foliões durante os blocos e não deixar faltar cerveja na folia.

 

Chapéu Antartica – O chapéu da Antartica já é um clássico dos blocos de rua do Rio e ficou conhecido como mar azul. Protege os foliões do sol e ainda garante uma super visibilidade para a marca.

 

MOBILIDADE
As marcas também podem entrar no percurso que leva os foliões de bloco em bloco. Trânsito e ruas lotadas podem ser uma oportunidade.

 

Catraca da Boa – A Antartica criou uma catraca diferente no metrô durante o carnaval. Nela as pessoas podiam entrar de graça usando apenas uma lata vazia. A ideia era incentivar o uso do transporte público e voltar para casa em segurança

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AeroBike Uber – Além dos motoristas e pontos de encontro, a marca levou uma bike suspensa para os foliões circularem e proporcionar um ângulo diferente do carnaval.

 

Bloco Havaianas – Que tal transformar os vagões do metrô em um bloco que nunca para? A Havaians levou marchinhas, serviços e até a Jojô Todynho para a linha amarela.

 

ENTRAR NA FESTA
Maquiagem, personalização de abadá ou muito glitter, a ideia é se fantasiar durante o carnaval.

Garoa de Glitter Skol – Um chuveiro gigante de glitter biodegradável no meio do carnaval de São Paulo deu um brilho especial para a marca.

 

Bloco Trhu – McDonalds cria drive-trhus ambulantes para alimentar público dos blocos de carnaval.

 

ABRAÇAR UMA CAUSA
Reciclar as latas de cerveja, oferecer acessibilidade, evitar assédio, o carnaval também pode ser um momento para fazer a diferença. 

 

Apito de Respeito – Skol distribui “Apito de Respeito” para combater assédio no carnaval.

 

Piso gerador de energia – O Itaú aproveitou a energia e os pulos dos foliões da praça Castro Alves com um piso que gerava energia para o palco instalado na rua.

 

DAR INFORMAÇÕES
Seja um canal online, um guia impresso ou um robô, o importante é deixar os foliões sabendo onde curtir a festa.

 

Chatbot Skol – A marca criou um chatbot no Facebook para dar dicas dos melhores blocos.

 

FAZER O SEU PRÓPRIO CARNAVAL
E se quiser ainda mais protagonismo, as marcas podem fazer a sua própria festa.

 

Casa dos Blocos – A Amstel tinha sua própria casa para oferecer música boa e cerveja gelada para os foliões.

Em 15 dias a festa vai começar, como a sua marca vai estar na rua?

 

Coluna Inspiração

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    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.