ESTREIA | Guilherme da Luz é novo colunista do AcontecendoAqui

07 de Novembro de 2016

Web Summit traz a Lisboa aproximadamente 53.000 pessoas, 600 palestrantes e contará com a presença de mais de 1400 startups.

Caro Leitor,
Com grande satisfação anunciamos o publicitário Guilherme da Luz como novo colunista do portal. Nascido em Santa Catarina, Guilherme é formado pela Unisul tendo em sua trajetória passagens por agências de Florianópolis. Há 12 anos mora na Europa, residindo atualmente em Lisboa. Há 4 anos participa da cobertura presencial que o AcontecendoAqui realiza anualmente no Cannes Lions Festival. Guilherme publicará regularmente artigos e matérias trazendo as novidades do mundo da propaganda na Europa.
Jailson de Sá
Editor
 

O Web Summit foi criado em 2009 na Irlanda e em sua primeira edição contou com a presença de 400 participantes. Sete anos mais tarde, o evento mostra confirma o sucesso adquirido nas edições anteriores e multiplicando ainda mais o número de visitantes. Recentemente, o Web Summit foi transferido por um período de 3 anos para Lisboa, a cidade tem uma infraestrutura melhor para receber os visitantes. Desta vez estará recebendo mais de 53 mil pessoas, de 170 países e contará com a presença de 1400 startups.

O rápido crescimento do evento demonstra a força das mídias digitais e a tendência do surgimento de startups no cenário internacional. Sem dúvida nenhuma, o Web Summit irá contribuir para o ‘aceleramento das startups’, e na evolução da tecnologia digital em vários setores da indústria. 
 

Pub Crawl e a importância do Web Summit na história do Uber
Paddy Cosgrave, criador do Web Summit, conheceu em 2011 o fundador de uma pequena empresa startup chamada Uber, que acabou estando presente na edição daquele ano. Uma das iniciativas do evento é o Pub Crawl, onde os participantes visitam vários barescpara tomar um drinque, trocar cartões de visitas e também tentar vender as ideia de seus projetos para os investidores. 

Foi numa destas noites que Travis Kalanik, fundador do Uber, participou de uma rodada de financiamento que aconteceu entre o Bar Bruxelles e o Shelbourne Hotel, e que acabou sendo muito importante para o crescimento e desenvolvimento do software do Uber . 

O Web Summit está acontecendo em Lisboa entre os dias 07 e 10 de novembro e estarei cobrindo os principais acontecimentos para os leitores do AcontecendoAqui. 

Washingon Olivetto recebe homenagem no Lisbon Internacional Advertising Festival
A primeira edição do LIAF, Festival Internacional de Propaganda em Lisboa, foi realizado no mês de setembro e teve Washington Olivetto como presidente do Júri Executivo e que também foi homenageado no Festival. 

Washington apresentou uma palestra contando a sua história no mundo da propaganda e relembrando alguns dos seus cases mais importantes, como o Garoto Bombril, Meu Primeiro Sutiã, Fnac, Seara, entre outros. Foi muito bom rever Washington Olivetto mais uma vez. Lembro de uma palestra que o publicitário apresentou em Florianópolis no ano de 1997 na qual lotou o Teatro do CIC.

O LIAF tem uma árdua missão para um dia se destacar no cenário internacional de criatividade e fazer parte dos Grand Slams dos Festivais de Propaganda, que já conta com o Cannes Lions, D&AD, Clio, New York Festivals e OneShow.

O símbolo do festival é o Corvo de Ouro e nesta edição contou com criativos de renomadas agências:  outros diretores internacionais como: Frank Seiler (Jung Von Matt), Luis Silva Dias (FCB Internacional), Sarah Barclay (JWT Nova Iorque), entre outros.

A agência Ogilvy de Singapura se destacou no evento e foi a agência do ano. Uma de suas campanhas premiadas foi “Mums and Maids” para TWC2. Veja aqui a campanha premiada: 

Washingon Olivetto
Washingon Olivetto recebe homenagem no Lisbon Internacional Advertising Festival

Guilherme da Luz

  • imagem de gluz
    Guilherme da Luz é especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos através da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.