Publicidade
Coluna Fabrício Wolff | A Comunicação da Lava Jato
24 de Junho de 2019

Coluna Fabrício Wolff | A Comunicação da Lava Jato

Twitter Whatsapp Facebook
Por Fabrício Wolff 24 de Junho de 2019 | Atualizado 24 de Junho de 2019

Que a comunicação é muito importante para a nossa vida e está em todos os momentos do nosso cotidiano, é assertiva conhecida por todos aqueles que têm interesse pelo tema e o cerne deste espaço no Acontecendo Aqui. Martelamos a ideia de que a comunicação é tão poderosa que se torna a diferença entre o sucesso e o fracasso, seja na vida pessoal ou profissional. É peça chave e mola mestra tanto na vida das pessoas quanto das corporações.

A importância da comunicação está escancarada no dia a dia da sociedade. Nacionalmente, ainda se discute sobre o hackeamento e vazamento de informações de um aplicativo de troca de mensagens entre o ministro Sérgio Moro e procuradores da Operação Lava Jato. Destarte o fato da invasão criminosa de contas privadas, o vazamento dá conta do quão é importante tomar cuidado nas comunicações, ainda que profissionais, pelos novos meios disponibilizados pela tecnologia.

Publicidade

Sem julgamento de valor do caso específico (a troca de mensagens e o hackeamento dessas mensagens), a Operação Lava Jato tende a se salvar de prejuízo maior porque comunicou muito bem, ao longo de sua existência, os resultados de sua atuação: políticos e empresários presos, bilhões de reais repatriados ao país, e o propósito de conseguir frear a tresloucada corrupção que assola o Brasil desde – pelo menos – os novos governos democráticos eleitos pelo voto país a fora. 

A Lava Jato comunicou com competência aos brasileiros a que veio, objetivo que se conectou ao desejo de milhões de indignados cidadãos que compõem a imensa maioria da Nação, e isso faz com que apesar do possível deslize de Moro e seus colegas, ela pareça estar blindada de punições ou retrocesso. É o típico caso em que “os fins justificam os meios”, frase cuja ética é questionada historicamente e erroneamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que não a disse nem a escreveu, mas deixou entender o princípio em questão em seu best seller “O Príncipe”. O povo brasileiro entende que os feitos da Lava Jato são e serão muito maiores do que seus possíveis defeitos.

A comunicação é importante estratégia sempre. A construção de uma imagem, a forma de se comunicar, o uso dos meios para fazê-lo, a linguagem correta para cada meio e para cada público, o argumento (emocional, racional, empatia), a forma de colocar a argumentação, o uso das palavras corretas no lugar correto como forma de impactar o poder do uso de seu significado… são tantas  nuances interligadas que fazem toda a diferença entre a vitória ou a derrota, entre a conquista ou não do objetivo (seja ele qual for, da preferência em uma vaga de emprego ao sucesso em um convite para jantar), que tornam a comunicação uma arte a ser estudada com profundidade por todos aqueles que buscam não só o sucesso, mas entender como as coisas funcionam em uma sociedade.

Publicidade