Coluna Ana Lavratti: Mulheres no comando / Café Barió / Agenda musical

11 de Maio de 2017

Nadiesca Casarin, Ivanna Tolotti e Michel Becker no novo Café Barió - foto Caroline Brasil

Mais que um bar, Barió

 

Os sócios Nadiesca Casarin e Michel Becker elegeram a produtora cultural Ivanna Tolotti para dar vida ao novo perfil do café do CIC. Focado na gastronomia desde a sua inauguração, o café ganhou até mesmo um novo nome para fazer jus ao novo conceito. Com os mesmos proprietários e no mesmo endereço do Matisse, o Barió se diferencia da proposta anterior pelo apelo cultural, com espaço para vernissages, sessões de autógrafos e, naturalmente, a melhor acolhida aos músicos locais. Os convidados da casa na terça à noite souberam em primeira mão das mudanças, que incluem Mulheres na Música às quintas-feiras (hoje, por exemplo, o show é estrelado por Renata Swoboda) e Sexta Cult, com talentos consagrados, para “abrir os trabalhos festivos” do fim de semana. Com estacionamento gratuito, segurança, um público cosmopolita e um cardápio etílico reforçado, o Barió tem tudo para despontar como ponto de encontro deste Inverno.

 

 

# MIX

 

O Dia das Mães nem chegou e Jaraguá do Sul já está em contagem regressiva para o Dia dos Namorados. É que em 11 de junho a cidade recebe o espetáculo “Señor Tango”, no Centro Cultural SCAR. O cantor Fernando Soler vem acompanhado por balé e orquestra.

 

A Feira de Artes de Florianópolis vai movimentar ainda mais a véspera de Dia das Mães no Centro. No dia 13, das 11h às 17h, tem mandalas, acessórios, colagens, gravuras, giz pastel e nanquim sobre papel, pintura, fotografia, cianotipia, desenho e máscaras em papier machè na Casa do Teatro Armação.

 

Com promoção da CDL, a Feira Viva a Cidade também tem edição especial neste sábado. Das 9 às 16h, no entorno da Praça XV de Novembro, tem food trucks, espaço kids, música, comércio de antiguidades, barbearia e ainda atividades para cães e gatos.

 

 

Save the dates:

  

O projeto Clássicos Brasileiros, do shopping Iguatemi, presta um tributo nesta sexta-feira ao cantor e compositor Vinicius de Moraes. A partir das 20h os músicos Leandro Fortes, Tiê Pereira e Richard Montano se apresentam gratuitamente na Praça de Alimentação. Para quem aprovou a ideia, os próximos cantores homenageados são Tom Jobim (9 de junho), Jorge Ben Jor (14 de julho), Tim Maia (11 de agosto), Luis Gonzaga e Gonzaguinha (8 de setembro), Cássia Eller (13 de outubro) e Djavan (10 de novembro).

 

Também amanhã, dia 12, tem grupo Molejo no Stage Music Park. A organização da festa 5ª Endireita é da agência PHU em parceria com os cursos de Direito da UFSC, Unisul, Cesusc e Univali.

 

Sábado, dia 13, o multiartista Diogo Nogueira – que é cantor, compositor, instrumentista, apresentador e ator – traz os sucessos do DVD “Alma brasileira” para o Centro de Eventos da UFSC. Para manter a tradição e disseminar a cultura, a universidade distribuiu 100 ingressos entre os seus alunos.

 

Para as mães que não dispensam um sertanejo “de raiz”, a dupla Zezé Di Camargo e Luciano desembarca na Fields no dia 19 de maio. O repertório da turnê “Flores em Vida” inclui o clássico “É o amor”, entre sucessos antigos e atuais.

 

No mês das festas juninas, nem tudo é forró! A banda O Rappa, que já anunciou uma trégua dos palcos, só vai descansar depois de tocar no Petry, no dia 14 de junho.

 

Brasil afora, os party lovers já estão em contagem regressiva para a 13ª edição do Winter Play, de 23 a 25 de junho em Jurerê Internacional. Desta vez o festival que se diferencia pelos “pacotes”, com camarotes, hospedagem, transfers, brunch e mimos como welcome drinks, chega ainda mais sedutor, em clima de cabaré.

 

No dia 15 de julho o Stage Music Park vai ganhar ares de auditório para receber o show do Padre Fábio de Melo. Com 20 álbuns e três CDs gravados, o evangelizador detém um Disco de Ouro e já foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Música Cristã.

 

De 4 a 6 de agosto, Florianópolis sedia a 1ª edição da Música SC – Feira de Música e Negócios. A expectativa é reunir 50 expositores, 450 marcas e 200 lojistas. Mas a edição de estreia não interessa apenas aos profissionais da área. A programação inclui shows de Tiago Iorc, Dazaranha, Expresso Rural, Frejat, Os Paralamas do Sucesso e muito mais.

 

Anunciando a Primavera, Milton Nascimento traz a tour “Semente da Terra” para o Centro de Eventos da UFSC, no dia 16 de setembro.

 

Em novembro, todo mundo já sabe: tem Folianópolis na Passarela Nego Quirido. Para a edição 2017 a micareta já tem confirmada a musa da folia, Ivete Sangalo, as bandas Eva e Jammil e uma Noites, e os cantores Bell Marques e Léo Santana.

 

 

Galeria de Fotos:

 

ACIF MULHER: Na próxima diretoria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, oito mulheres têm direito a voto, o que representa um recorde de participação feminina. O novo presidente da entidade, Luciano Pinheiro, faz questão de frisar que todas as mulheres integrantes da diretoria foram escolhidas por mérito, e não por gênero, reiterando a total confiança na contribuição que a ala feminina dará na gestão que ele inicia hoje à noite. Quem assume a coordenação da ACIF Mulher é a psicopedagoga Lorena Nolasco, que integra a ACIF Mulher desde que venceu o Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Negócios, exercendo uma liderança incontestável. Na terça-feira, após a reunião de diretoria, Lorena e a também integrante da ACIF Mulher, Nilce Nascimento, foram prestigiar a inauguração do Barió, no CIC.

 

LIDE MULHER: Composto por mulheres super-selecionadas, sempre em busca de aprimoramento, o Lide Mulher recebeu no dia 9 de maio a juíza Ana Luisa Schmidt Ramos, que abordou com propriedade a violência contra as mulheres e as formas de combater esse tipo de situação.

 

DIVAS: Na Mercearia do Vinho, os encontros mensais giram em torno do vinho e também da doação. Cada participante do grupo Divas é convidada a doar um quilo de alimento não-perecível, que a organizadora Maísa Lima repassa a um entidade beneficente.

 

SANTÉ: Outro grupo “harmonizado” é a Confraria Santé, que teve em seu 14º encontro o tema Red Party. As edições são sempre temáticas, e a publicitária Caroline Didoné (à dir) adorou a aposta deste mês: todas de vermelho, combinando o look, o poder e a energia com o vinho tinto.

 

LIRA MULHER: No “clube da colina”, os encontros do Lira Mulher são organizados pela esposa do vice-presidente, Ana Deisy Mendes Baião. Uma vez por mês as associadas se reúnem nos salões do Lira Tênis Clube para descontrair e aprender. Na edição de 25 de abril a palestrante convidada foi a coach Masaira Elizabetty Bauer, instrutora do Kai Woman da instituição chilena Cóndor Blanco.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

 

ACIF MULHER: Lorena Nolasco (nova coordenadora) e Nilce Nascimento (à dir)

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti já foi repórter e editora no Diário Catarinense, apresentadora da TVBV e correspondente da Band Brasil em Santa Catarina, é sócia do escritório Informação há 18 anos, tem três livros publicados e pela primeira vez concilia seus trunfos - a larga experiência em jornalismo e a longa lista de amigos - para assinar uma coluna diária em um veículo eletrônico. Formada em Comunicação Social pela UFSC, Ana vem desbravando os labirintos da hipermídia em sua pesquisa de Mestrado, também na UFSC, e se propõe, aqui no Acontecendo Aqui, a dar uma nova dimensão ao seu trabalho, com a consistência dos conteúdos aliada à agilidade que só o universo digital proporciona. Contato: social@analavratti.com.br