Publicidade
Coluna Ana Lavratti: Hot spots para comer e curtir nos bairros da Ilha
27 de Janeiro de 2017

Coluna Ana Lavratti: Hot spots para comer e curtir nos bairros da Ilha

Twitter Whatsapp Facebook
Por Ana Lavratti 27 de Janeiro de 2017 | Atualizado 27 de Janeiro de 2017

Como toda sexta-feira, a coluna chega recheada de delícias. Vamos às gourmandises:

 

Publicidade

Em cartaz só até domingo na “fronteira” entre Jurerê e Jurerê Internacional, a Feira dos Países também vende alimentos típicos nos estandes recheados de artigos de decoração, roupas e bijuterias. Entre as opções, tem sal rosa do Himalaia, “cocada” marroquina vendida a granel com sabores que ultrapassam o coco – como abacaxi, doce de leite, figo e damasco -, e o guaraná proveniente do Amazonas.

 

A chuva prejudicou de tal forma a estreia da mostra Vinho da Vila – instalada em área ao ar livre, no pátio do antigo supermercado Imperatriz de Jurerê Internacional – que quem adquiriu ingresso para a livre degustação de vinhos e espumantes na sexta-feira pode retornar ao evento hoje e amanhã sem necessidade de aquisição de nova pulseira. Que a experiência, naturalmente frustrada pela dificuldade de servir e de degustar os produtos sob a chuva, deixe a providencial lição para todos que empreendem eventos temporários: a necessidade de se prevenir, com áreas cobertas e aluguel de geradores, contra as intempestivas intempéries da natureza.  

 

O Sítio, na Lagoa da Conceição, promove hoje a primeira edição do ano do projeto Drink and Draw, que já chega em clima tropical. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) e os convidados estão liberados para levar a bebida de sua preferência, para degustar enquanto se deliciam com sessões de desenho. Na pauta do dia tem modelo vivo para desenho de figura humana, projeções visuais dos desenhos feitos durante o evento (e mixagem dos mesmos), campeonato Imagem Ação, pintura de mural coletivo, Laser Graff e live painting com o pintor e grafiteiro Danka.

 

A diversidade gastronômica de Florianópolis – otimizada com os “food parks” que se proliferam em todos os bairros – vem tornando cada vez mais difícil eleger o destino das refeições. Shawarma ou sushi? Hamburguer ou hot-dog? Risoto ou hackepeter? Para facilitar a escolha do fim de semana, a coluna destaca delícias à toda prova, em todos os bairros da Ilha:

 

No Ribeirão da Ilha, em pleno corredor gastronômico, prove o talharim al mare com molho de nata, polvo, lula e camarão do Rancho Açoriano.

 

Na Trindade, o cada vez mais concorrido Di Costanzo Focacceria, no térreo do Max & Flora, tem uma berinjela à parmegiana que remete às melhores tratorias da Itália.

 

No Centro, o repaginado Toca da Garoupa – que ganhou instalações novas e ampliadas do outro lado da rua Alves de Brito – a coxinha de garoupa é crocante por fora e cremosa por dentro.

 

Na rota do Sol Poente, em Santo Antônio de Lisboa, a Risoteria Coisas de Maria João faz jus ao nome, oferecendo um risoto de carne seca para agradar desde a Maria até o João.

 

Em Jurerê Internacional, a chef Vivi Chies vem chamando a atenção dos paladares mais exigentes. No variado cardápio do La Serena, o carpaccio à base de chuchu é um bom exemplo das suas alquimias simplesmente perfeitas.

 

Na Costa da Lagoa, a cozinha autoral de Fabiana Agostini e Fabrizio Pellegrino também reserva surpresas aos clientes do Pellegrino Massas. O risoto de linguiça Blumenau é uma das opções difíceis de resistir no cardápio sempre atualizado conforme os peixes, as frutas e os temperos da estação.

 

No Santa Mônica, um bom destino para “reabastecer” a energia é o Soul Gourmet, junto ao posto de gasolina. A concorrência é grande, com opções de hamburguers em cada esquina, mas nada compromete a fila no Soul, pela combinação de sabor e preço justo.

 

E mais:

 

Um programa perfeito para levar os hóspedes de outros estados é o Píer 54, que concilia cardápio variado, uma vista única para a Beira-Mar Norte e atendimento de excelência. Sob a ponte Hercílio Luz, conta ainda com a facilidade do estacionamento privativo.

 

Para os casais românticos, nenhuma experiência supera um jantar (com reserva antecipada) no Bettina Bub do Caminho dos Açores. O cardápio é sempre uma surpresa, e o ambiente – instalado na própria casa da mãe do chef João Chico Bub – inspira as melhores juras de amor.

 

Exclusivo para menores:

 

Por meio de uma parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o CIC exibe neste fim de semana, gratuitamente, o filme “As aventuras do pequeno Colombo”, produção brasileira de 2015. A sessão de sábado começa às 16h, no Cinema do CIC.

 

Também no CIC, serão oferecidas duas turmas da oficina Diário de Bordo, para crianças de 7 a 11 anos, no dia 9 de fevereiro, e de 12 a 15 anos, no dia 11 de fevereiro. A ideia é entreter os participantes com a confecção de um álbum que será posteriormente transformado em livro digital. A narrativa gira em torno de uma exposição já em cartaz no CIC, a mostra de fotografias #PorAí, de Bruno Ropelato.

 

Se sobrar artigos em bom estado na hora de renovar o material escolar, a dica é doar para o projeto do SESC “Material escolar para todos”. A coleta do material vai até 24 de fevereiro em frente à loja Zinzane e no Espaço Família, no Floripa Shopping.

 

No Shopping Iguatemi, já está em cartaz a Oficina de Play-Doh, com entrada gratuita. Crianças de 4 a 12 anos podem brincar com uma infinidade de massinhas de modelar de segunda a sábado, das 11 às 20h, e domingo das 12 às 20h.

 

O Beiramar Shopping, até 5 de fevereiro tem Descobrindo o mar no pátio principal.  Direcionado a crianças de 4 a 12 anos, o programa em parceria com o Projeto Tamar traz lições de sustentabilidade por meio de uma série de brincadeiras gratuitas.

 

No Continente, o Shopping Itaguaçu abriu ontem o Parque do Doki, com a presença do próprio personagem-símbolo do canal Discovery Kids nas terças, quintas e sábados. O circuito tem 40 minutos de duração, passa por brincadeiras do Fico, Oto, Gabi, Anabella e Mundi, e funciona das 14 às 20h, exceto no sábado, quando é antecipado, das 10h30min às 20h.

 

A partir de segunda-feira, a escola Garagem da Dança – que muito em breve vai se mudar do bairro Santa Mônica para instalações ampliadas no Córrego Grande – está com Portas Abertas, para não-alunos interessados em provar as aulas de jazz, hip hop, street e sapateado.

 

 

Publicidade