Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Sorvete de vinho / Viva a cidade / St. Patrick's Day

17 de Março de 2017

San Francisco Special Burgers: opção com crosta de pimenta

Como toda sexta-feira, a coluna chega recheada de delícias. Vamos às gourmandises:

 

Vem ganhando espaço, no concorrido mercado das hamburguerias, a San Francisco Special Burgers, que com pães crocantes e combinações criativas faz jus à forte concorrência da quadra Beira-Mar Norte – Beiramar Shopping. Batizado com o nome da casa, o San Francisco Burger abocanhou o 2º lugar no Floripa Burguer Fest em 2016, com uma combinação de queijo brie, rúcula, tomate cereja e maionese de alcaparras. Além dos incrementos como queijo suíço, gorgonzola, maionese de mel e mostarda e crosta de pimenta (que garantem o toque gourmet dos hambúrgueres), o cardápio inclui grelhados, saladas, sobremesas, opções kids e para vegetarianos e cervejas artesanais Paraí, tudo servido diariamente a partir da happy hour.

 

Linha Signature do Mc Donald’s comemora um ano de sanduíches gourmets com uma novidade: o Original Mex, inspirado na culinária mexicana. Com ingredientes diferenciados, leva guacamole, pico de gallo, vinagrete, um toque de limão e queijo cheddar branco. Já que é para comemorar, as Batatas Rústicas retornam ao menu com um toque mais artesanal, cobertas com páprica e especiarias.

 

Amanhã, dia 18, o Toro Steak House brinda o Outono retomando a Feijoada dos sábados. Expectativa é que as famílias mais tradicionais de Florianópolis voltem a se reunir em torno do grande buffet montado no salão principal, que além da Feijoada inclui Rodízio com entrada, saladas e nove tipos de carnes nobres de churrasco.

 

Também neste sábado, a partir das 9 da manhã, a CDL antecipa as comemorações do aniversário de Florianópolis com uma edição especial do projeto Viva a Cidade, que denota um ar cosmopolita ao Centro Histórico nos fins de semana. Além das tradicionais feiras de produtos, amanhã tem concerto da banda da Aeronáutica, adesão do Núcleo de Food Trucks e do Núcleo de Beleza e Estética da CDL, com muitos serviços e delícias para a população saborear entre os Calçadões e a Praça XV de Novembro.

 

As tradicionais feirinhas da Lagoa da Conceição e do Campeche vão estar ainda mais coloridas neste sábado. É que justamente nesta data comemora-se, mundialmente, o Dia do Patchwork /Quilt Day, e as “mãos de fada” de Florianópolis já se mobilizaram para expor obras-primas em tecido. Entre as artistas participantes estão Maria Fernanda Antunes Casagrande e a médica dermatologista Inês Sá (FOTO), que já teve suas obras premiadas até mesmo no International Quilt Festival em Houston, nos Estados Unidos. 

Inês Sá, médica dermatologista.

 

No próximo domingo, dia 19, o Passeio Pedra Branca entra em clima de St. Patrick’s Day. O evento em tributo ao santo padroeiro da Irlanda segue a tradição mundial, com mais de 20 cervejarias reunidas.  O evento começa às 9h30min, com uma missa na Praça Coberta, e segue até o fim do dia com food trucks, shows e 30 artesãos na Feira de Artesanatos. Com um detalhe: os produtos vão priorizar a cor verde em tiaras, laços, chapéus, canecas, etc.

 

Programa já tradicional no aniversário de Florianópolis, o Ricaldinho da Ilha terá cardápio assinado por 30 chefs locais. Para já entrar no clima da festa que sempre “dá caldo” em 23 de março, vai ter buffet Debiga's com creme de camarão, Elase com vaca atolada, Sobrallia com caldo de ostras e surpresas do expert em lagostas Narbal Corrêa. A organização da festa no Clube Náutico Martinelli é do grupo Delphin, especializado em reunir multidões.

 

Tem novidade sustentável na Ponta D´Agulha.  A enorme quantidade de vidros de conserva foi revertida em “taças” criativas. Devidamente esterilizados e personalizados, os vidros viraram copos para sucos e caipirinhas e já são sucesso de público e crítico entre os frequentadores da costelaria.

 

Para quem procura uma pegada mais fitness, a Deli-shop inaugurou uma segunda loja no bairro Itacorubi. Dos sócios Fernando Werner e Rodrigo de Nardi, a loja oferece produtos saudáveis e práticos e a partir de abril incrementa os serviços com a promoção de Happy Hours.

 

Para os cantores de chuveiro, a novidade é o Karaokê da Cervejaria Devassa. Com cardápio novo e 22 novas franquias espalhadas pelo país, a Devassa vai liberar os microfones para os clientes soltarem a voz e revelarem seus talentos todas as quintas-feiras.

 

Dizem... que Alex Atala, o chef que ao emplacar duas estrelas Michelan para seu D.O.M. se aproximou ainda mais dos Top Ten da alta gastronomia mundial (atualmente é 11º no ranking da 50 Best) vai abrir um restaurante com capacidade para 500 pessoas por dia em São Paulo. Dono do D.O.M., Dalva e Dito, do bar Riviera e do Açougue Central, Atala vem gerando expectativa em torno do novo negócio pelas redes sociais, e o anúncio oficial é ansiosamente aguardado pelos fãs.

 

TIM TIM

 

Programação top na Serra nos próximos fins de semana inclui jantares harmonizados na Villa Francioni. Hoje e amanhã os chefs Gerson Suzuki e Márcio Selau vão valorizar a gastronomia regional, com Rúcula ao Molho de Iogurte, Medalhão de Filet Mignon à Provençal e Fondue de Chocolate com frutas da estação tudo devidamente harmonizado com vinhos premiados. No próximo fim de semana, o plus fica por conta dos shows de tango com Fabiano Silveira e Juliana Figueredo. 

 

Presidente da seccional catarinense da Associação Brasileira de Sommeliers, Néa Silveira volta à Serra catarinense neste fim de semana acompanhada dos diretores da ABS/SC. O tour pela 4ª Vindima de Altitude inclui escalas nas vinícolas Thera (de Bom Retiro), Villaggio Basseti, Suzin, Leoni di Venezia, D´alture, Vinhedos do Monte Agudo e Villa Francioni (em São Joaquim), com as visitas técnicas naturalmente conciliadas a muitas degustações.

 

Depois de alcançar uma qualidade internacional, a expectativa é que o vinho “made in Santa Catarina” atraia não apenas clientes, mas também turistas do exterior. Por meio de uma iniciativa do Secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, as vinícolas catarinenses serão representadas em um seminário sobre o enoturismo e degustação de vinhos em Londres, no primeiro semestre de 2018.

 

Se é para ultrapassar fronteiras, vale também extrapolar os limites da criatividade. A novidade na tradicional feira de São Joaquim é o sorvete à base de uva de altitude, produzido de forma pioneira pela YPY. A ideia do produto surgiu de uma conversa entre o proprietário da fábrica de sorvetes, Marcelo Baracuhy, e o dono da vinícola boutique Abreu Garcia, Ernani Garcia, e a preview será no último fim de semana do mês, de 24 a 26 de março.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow da Galeria de Gourmandises:

 

 

St. Patrick's Day: dia 19 no Passeio Pedra Branca

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre pela PGET/CCE/UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br