Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Michelle Crispim no Rancho Açoriano / Eventos do Feriadão

06 de Setembro de 2017

#PedeBokitos: tortas de Bis, Kit Kat, Ouro Branco, Sonho de Valsa...

Gourmandises

 

Já que é véspera de feriadão, a coluna chega recheada de delícias. E eu começo compartilhando minha experiência #PedeBokitos no evento #1 no calendário da nossa família: o aniversário da nossa filha. No último sábado, para comemorar os 12 anos da Lara, reunimos 28 crianças no nosso condomínio, com a íntegra do buffet por conta do mais novo serviço de Doces e Salgados de Florianópolis. Após 10 anos de sucesso em Joinville, a Bokitos abriu uma unidade no bairro Itacorubi onde prima pela mesma qualidade: no sabor, nos ingredientes utilizados, na apresentação de cada item do pedido e na pontualidade na entrega. Por aqui, as crianças avançaram nos docinhos mais básicos (como brigadeiro e leite ninho) e nos salgadinhos fritos, tipo bolinha de queijo e enroladinho de salsinha. Ibope total pros pedidos mais simples!! Já os adultos puderam se deliciar com a variedade de assados consistentes e saborosos, como os mini-sanduíches, hambúrguer folheado, pastel de maçã, pão de batata com catupiry e muito mais. A torta, pela foto acima, mostra bem o festival de Bis e brigadeiro que proporcionou às crianças. Quer conhecer melhor? O link é este aqui:

 

Em Itapema, o Festival de Inverno do Indaiá foi prorrogado até 17 de setembro. Até lá, a casa oferece sua sequência de fondue com preço especial.

 

 

 

 

O Emporium Bocaiúva dedica o Emporium Jazz deste sábado, dia 9, à cozinha alemã. O jornalista e chef Marcos Heise volta à cozinha da casa para preparar uma sequência de Hackepeter, bolinho de marreco, goulash com nhoque austríaco e arroz de pato, este em tributo à cozinha lusitana. Para ninguém ter pressa para terminar o almoço, quem canta jazz, samba e bossa nova é Denise de Castro Trio.

 

O mutirão armado em parceria entre o Sebrae/SC, Governo do Estado, prefeituras de Imbituba, Garopaba e Laguna e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para promover a Rota da Baleria Franca no Sul do Estado vai ampliar ainda mais a atuação. Este ano tem Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca. De 14 de setembro a 8 de outubro, com 35 empreendimentos alinhados para oferecer a melhor experiência gastronômica com vista para as acrobacias dos mamíferos gigantes..

 

De hoje a domingo tem 21ª Festa Nacional do Pirão em Barra Velha. A programação inclui 10 receitas à base de pirão, o concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro” e muitos shows nacionais, com Anitta, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano e o cantor Luan Santana, atração desta madrugada no Palco After.

 

O casal Thais Doretto e Carlos dos Santos Medeiros Júnior afunilou toda a expertise da doceira, que criou a brigaderia Uma Doce Ideia há três anos, para abrir um ambiente dedicado às mil variedades do docinho. A brigaderia gourmet fica no Kobrasol, em São José, a além da versão tradicional oferece brigadeiro diet, sem lactose e sem glúten, para levar ou consumir ali.

 

Para comemorar seus dois anos no bairro Santa Mônica, a Vie Vin atualizou o cardápio, agora a cargo dos chefs Gabriel Santanna e Diogo Storino. Para harmonizar com os aperitivos Meatballs (com dadinhos de polenta e molho gorgonzola) e a Caponatta (com queijo coalho com geleia de pimenta), toda quinta tem Quinta Jazz, com refinada trilha musical.

 Foto Silvia Lima

 

No dia 15 de setembro tem Lira Bierfest no Lira Tênis Clube. Expectativa é que esta segunda edição repita o sucesso da festa do ano passado, com a presença do Núcleo de Cultura Alemã 25 de julho Tanz Freunde e a Associação Cultural Deutsche Welt.

 

Também no dia 15, a campeã do Masterchef Brasil n. 4, Michele Crispim, assume duplamente a cozinha do Rancho Açoriano no Ribeirão da Ilha. Além de preparar um jantar de Primavera, vai comandar uma aula-show de iguarias como flor de batata com salada verde e azeite de ervas; creme de mandioquinha com camarão; camarão na minimoranga; salmão com crosta de gergelim, purê de manga e redução de balsâmico. Para finalizar tem ainda um vaso de mousse de chocolate com farofa crocante e ervas.

 

 

Merece registro:

 

O ambiente versátil e colorido da Casa do Chef, inaugurada no último fim de semana, em Coqueiros, faz mesmo jus à proposta da Casa, de fazer com que os convidados se sintam em casa. Instalado em uma casa de esquina, bem iluminada e com cozinha industrial, a Casa do Chef já está disponível para “locação”, seja para eventos corporativos, aulas de culinária e também para que chefs locais recebam seus seguidores fieis. Para quem já está organizando a confraternização de fim de ano, vale a pena agendar um horário, pelo fone (48) 3030-3081 para conhecer o espaço e elegante atendimento dos sócios André Vieira, Natália Dodl, Catiane Souza Pereira e Thiago Hoeltgebaum.

 

Em sua 12ª edição, o almoço beneficente Benefest reuniu 1.300 pessoas no Music Park, no dia 3 de setembro, com renda para o CEDEP. O Centro de Educação Popular está completando 30 anos e atende mais de 500 crianças da comunidade do Monte Cristo.

 

Já consolidada no calendário etílio-gastronômico de Floripa, a Confraria do Vinho Itapema teve nova edição no dia 31 de agosto, quando os convidados puderam desfrutar a seleção de rótulos da Enoteca Decanter, com Paul Mas Gewurztraminer 2015 (França), Kriter Rosé (França), Black Label Cabernet - Cabernet 2014 (Las Moras – Argentina) e Alambre Moscatel de Setubal 2010 (José Maria da Fonseca – Portugal). O próximo jantar da rádio Itapema na Alameda Casa Rosa será no dia 27 de setembro.

 Foto José Somensi

 

 

Save the dates:

 

Além dos eventos divulgados ontem pela Coluna, neste link aqui, o feriadão promete muito mais diversão em Santa Catarina.

 

No Vale do Itajaí, a dupla Chitãozinho e Xororó canta hoje à noite em Brusque e no dia 8 em Blumenau. O show “Evidências” integra o projeto Gourmet Show, que grandes espetáculos (como Victor e Léo, Bruno e Marrone e o cantor Daniel, em edições anteriores) com um buffet especialmente preparado para o evento. As apresentações são no Clube Santos Dumont, em Brusque, e no Pavilhão Eisenbahn Biergarten do Parque Vila Germânica, em Blumenau.

 

No sábado, dia 9, a Camerata Florianópolis recebe mais um cantor de sucesso dentro do projeto Camerata Convida. Depois de dividir o palco com grandes estrelas da música brasileira, como Toquinho, Zeca Baleiro e Daniela Mercury, a orquestra repete a dobradinha já realizada em 2013 com o cantor Lenine, na expectativa de, novamente, lotar o teatro do Centro de Eventos e Cultura da UFSC.

 

Para quem está buscando opções para entreter as crianças neste feriadão, aqui vão três sugestões:

 

Na Lagoa da Conceição tem Floripa em Movimento, no dia 7 de setembro, das 10h às 17h30min. As atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura na Praça Bento Silvério incluem basquete 3x3, zumba, capoeira, brinquedos infláveis e performances da Fábrica dos Sonhos. Para os pais, os food trucks já foram escalados!

 

O ator Toni Edson leva seu Baú de Histórias – “Bichos, cantos e encantos” para o Teatro SESC Prainha, no feriado do dia 7, e para o Miramar, em pleno Centro, no sábado, dia 9. Da forma mais envolvente, a performance incita o público a questionar como os bichos guardam mistérios que revelam muito sobre nós mesmos... a começar porque tem bicho que parece gente, e gente que vira bicho de vez em quando. As duas apresentação são gratuitas, às 14h.

 

No teatro Pedro Ivo tem Circo Imperial da China, com quatro sessões do espetáculo “As aventuras dos Guardiões dos Unicórnios” no sábado e no domingo. A trupe chinesa, que esteve no Brasil pela última vez há cinco anos, desta vez coloca 48 acrobatas, dançarinos e contorcionistas em cena. No feriado, dia 7, também tem performance em Joinville.

Desde o acesso, A Casa do Chef já encanta pelo colorido

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti