Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Associação de Sommeliers / Feijoada é uma festa

05 de Abril de 2017

Coluna de 5 a 10 de abril é dedicada às gourmandises do Outono:

Vamos às delícias:

 

O encerramento das atividades do Jurê, que nos últimos anos servia a feijoada mais animada de Jurerê Internacional, motivou o resort Il Campanario a “abraçar a causa”. Sendo assim, a partir de agora o chef Rafael Campagnolo, do restaurante La Fontana, assina a completa feijoada dos sábados, incluindo feijoada de frutos-do-mar para os avessos à carne vermelha e um variado buffet de saladas, para quem prefere exagerar no sabor e não nas calorias. Destaque para a trilha sonora, sofisticada e no volume ideal, e para a recreação infantil, que entretém as crianças enquanto os pais se deliciam sem pressa para ir embora.

 

Não é por garantir na mídia que tem o melhor hambúrguer do mundo que o Madero vai deixar de apostar em comidinhas menos calóricas. As steakhouses da rede acabam de ganhar novo cardápio, criado em parceria pelo chef Junior Durski e a especialista em alimentação saudável do blog Fru-fruta, Pati Bianco. Os diferenciais ficam por conta das receitas sem aditivos químicos, com menos sódio e com ingredientes funcionais como trigo integral, grãos e sementes. Para dar alguns exemplos, a Caesar Salad ganhou panzanellas integrais e duas novas versões, com camarões grelhados e hambúrguer vegetariano. A salada Madero Fit leva folhas frescas, molho pesto sem lactose, quinoa com creme de palmito, amêndoas laminadas e frango grelhado. E a sobremesa de framboesa é fit, com 0% de açúcar e gordura.

 

A agenda de cursos ministrados por Dani Santos tem uma escala no dia 24, no Emporium Bocaiúva. Das 19 às 22h30min, a chef vai ensinar a preparar da entrada à sobremesa. O cardápio desta vez é Creme de cenoura com gengibre e mel, Filé au poivre, Mousseline de batata gratinada e, para arrematar, morangos com brigadeiro branco e ganache de chocolate. Para garantir uma vaga o e-mail é: petitsaboresfloripa@gmail.com.

 

O chef Eduardo Rosa, ex-Peña Del Sur, aproveita as temperaturas amenas do Outono para servir a legítima parrilla uruguaia à beira-mar, em Ponta das Canas. Instalada dentro de uma pousada – ao lado do conhecido hotel Costa Norte - a Cocina Parrillera De Juanito praticamente se debruça sobre a praia, usufruindo de uma vista privilegiada do contorno Norte da Ilha. O restaurante abre de terça a sábado para jantar e domingo para almoço, e o ambiente acolhedor é sob medida para um programa em família.

 

TIM-TIM

 

Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers regional SC, Néa Silveira recebeu convidados no dia 29 de março para apresentar a nova diretoria e a programação’2017 da ABS. Em plena expansão, a associação difere-se por congregar apaixonados pelo mundo do vinho, independente da posição que ocupa em relação à bebida. Consumidores, garçons, comerciantes, sommeliers... todos são bem-vindos na entidade que já lotou uma turma para o workshop deste sábado, sobre vinhos franceses. A programação, a ser incrementada com a inauguração da nova sede, inclui duas degustações por mês, uma formação para sommeliers com duração média de um ano e cursos rápidos, como o de vinhos verdes de Portugal, que só será oferecido em três estados brasileiros.

 

A Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis borbulhou nesta terça à noite ao sabor do espumante Von Buhl Spätburgunder Rosé Brut, da Alemanha. Para fazer jus ao rótulo apresentado pelo sommelier Sidney Lucas, o cardápio levou a assinatura do chef Ricardo Stumpf, da Alameda Casa Rosa. Presidida por Ila Duwe, a CFCF promove um encontro mensal, sempre na primeira semana do mês.

 

Única cervejaria catarinense premiada com duas medalhas de ouro no Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau, a Lohn Bier conta com um pub anexo à sua fábrica, em Lauro Müller. Além de conhecer o processo artesanal de fabricação, os clientes podem esticar o programa no pub, harmonizado o cardápio especial de Outono-Inverno com as cervejas Trippel, Carvoeira e Catharina Sour.

 

Em Campo Belo do Sul, nem só as parreiras compõem o horizonte da vinícola Abreu Garcia. As terras de altitude também vêm se destacando pela plantação de goiaba serrana, uma fruta escassa no Brasil. Os resultados positivos do plantio de 2011 foram até mesmo assunto de uma tese acadêmica, apresentada no sunset “História & meio ambiente: a goiabeira serrana” pela pesquisadora Samira Moretto. Estudantes, agrônomos e viticultores foram aplaudir de perto os bons frutos.

Clique nas fotos para acionar o slideshow da Galeria de Gourmandises:

Nova diretoria da Associação Brasileira de Sommeliers - foto Paulinho Sefton

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre pela PGET/CCE/UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br