Coluna Ana Lavratti: Gesoni Pawlick / Arquitetura e decoração / Ingressos com desconto

10 de Maio de 2017

Gesoli Pawlick e Rute Gebler, compartilhando boas memórias na maison de alta costura

A sociedade se despede de Gesoni

 

Há poucos dias, poucos mesmo, estive no ateliê do Gesoni Pawlick, na esquina que ele consagrou em São José, pela sofisticação impressa em cada detalhe da maison onde criava e produzia vestidos de festa desejados Brasil afora. Com mais de 70 anos, Gesoni nos recebeu com a energia de um garoto. Tinha planos de voltar aos palcos, investir em trabalhos inclusive fora do país, registrar seus melhores momentos em uma biografia.

Fui na companhia de Rute Gebler e registrei a alegria do reencontro da diva e seu estilista, responsável pelos figurinos que enchiam os olhos da plateia dos espetáculos Vozes da Primavera.  Entrevista vai, conversa vem, Gesoni se divertiu relembrando detalhes da vida e da carreira iniciada de forma inusitada, pela dificuldade da esposa, quando grávida, de encontrar roupas adequadas à nova dimensão da barriga.

Nascido em Anitápolis e órfão de mãe desde a adolescência, Gesoni veio morar em Florianópolis aos 13 anos, e induzido pelo tio que o acolhera provou todo tipo de experiência. Trabalhou como padeiro, ator de teatro, corretor de imóveis e vendedor de tecidos. Versátil e perfeccionista, passou a dar vida aos tecidos que conhecia do comércio, motivado pelo proprietário da loja e a pela esposa Marley, responsável pelo acabamento artesanal dos vestidos de festa e para debutantes.

A cada peça entregue a demanda crescia, e não tardou para que Gesoni passasse a se dedicar integralmente à alta costura, apoiado pelo grande estilista da época, Galdino Lenzi. Em 1986, dez anos após aderir à nova profissão, Gesoni já contava com um ateliê de 400m², uma grande equipe e uma marca reconhecida como sinônimo de excelência em roupas de gala e prêt-à-porter.

Da infância simples, restava apenas a disposição para o trabalho. Tudo o mais havia mudado, com o estilista dominando por mérito próprio o universo das artes e do luxo. Casado, com três filhos e dois netos, os gêmeos Valentino e Lorenzo, Gesoni deixa a família e uma legião de fãs desolados pela perda quase fulminante do estilista morto nesta madrugada em decorrência das complicações de um tombo. Além de fraturar duas vértebras ao cair da escada, machucou a cabeça, formando um coágulo próximo ao cérebro que exigiu delicada cirurgia seguida pelo período em coma do qual não conseguiu se recuperar.

Fica seu exemplo de dignidade, self-made man, dedicação à família, mecenas das artes e premiado profissional, com clientes em dezenas de países, de Cingapura e Dubai. Consternada, a filha Luhana Pawlick, gerente da produção e segunda estilista da maison, convida para o velório do amado patriarca no Crematório Vaticano. Que seja recebido no céu com pérolas, paetês e toda a paz que merece.

 

 

# MIX

 

Rotary International em Palhoça promove, de 19 a 21 de maio, a XIX Conferência do Distrito 4651. Entre os convidados do evento, no Passeio Pedra Branca em Palhoça, estão o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e o epidemiologista José Fernando de Souza Verani, da Fundação Oswaldo Cruz.

 

Nesta sexta, dia 12, os ingressos para as próximas festas e shows nas casas do Grupo Novo Brasil estão com 50% de desconto, somente na loja Ingresso Rápido do Beiramar Shopping. A vantagem vale para o Arraiá da Raça, show da dupla Henrique & Juliano, festa Sofrência na véspera do Dia dos Namorados, festival eletrônico Heart Beats e muito mais, com a compra limitada a dois ingressos por cliente.

 

Vencedora do prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença na categoria Negócios, edição 2015, a contadora Marlise Alves Teixeira é uma das palestrantes do 4º workshop de Educação Financeira, ministrado pelo Facebook com transmissão em tempo real. As palestras são quinta e sexta, dias 11 e 12, e podem ser acompanhadas na página do Semente Próspera, neste link aqui.

  

 

Galeria de Fotos:

 

Como sempre, foi prestigiado o lançamento do anuário ArqSC, com projetos dos mais renomados arquitetos e escritórios de Santa Catarina. Com direção editorial de Simone Bobsin, o guia altamente ilustrado em mais de 150 páginas chegou ao mercado no último sábado, dia 6 de maio, quando uma legião de profissionais lotou a Dell’Anno em Florianópolis.  Além dos projetos, o ArqSC 2017 traz também as tendências em artes, arquitetura e urbanismo.

 

Paralelamente, o último fim de semana atraiu autoridades em design e expoentes da criatividade para a Design Business Fair, em Jurerê Internacional. A promoção foi do Centro de Design Catarina, presidido por Roselie de Faria Lemos, que trouxe para Florianópolis nomes como Blanca Liane, representante da Pantone no Brasil, e Mônica Barbosa, jornalista que assina a coluna Design na Revista Caras.

 

Além das palestras, os estandes também chamaram a atenção, com a designer Svetlana Morbini expondo uma coleção de gravatas em algodão com jacquard e estampas que fogem do convencional. Designer formada pela Unisul, Svetlana apostou nas gravatas de sete dobras por serem peças clássicas de grifes italianas, que ela agora recria sob a inspiração da moderna atmosfera de Dubai.

 

Também foi concorrido, como esperado, o lançamento da 7ª edição da revista do Núcleo Catarinense de Decoração, na Saccaro do Corporate Park. Com profissionais e lojas associados em todo o Estado, o NCD programou uma maratona de eventos para lançar a “vitrine impressa” da arquitetura, design e decoração made in SC. Depois de Joinville, Blumenau e Florianópolis, tem ainda Criciúma, hoje à noite, Chapecó, no dia 11, e Balneário Camboriú, no dia 16.

 

No Oeste do Estado, os profissionais da Georgia Gamborgi Arquitetura estão comemorando o projeto que rendeu a capa da revista Casa & Arte deste mês. O apartamento em destaque na publicação foi pensado para o homem contemporâneo, que privilegia o conforto e a recepção de amigos.

 

Também em Chapecó, quem vem se destacando é o arquiteto e paisagista natural do Rio de Janeiro, José Nunes. O professor da Uceff Faculdades acumula no currículo trabalhos empreendidos nos Estado Unidos, países da Europa e da Ásia, em parceria com expoentes como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Haruyoshi Ono e Evani Kuperman Franco.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

Arquiteta Georgia Gamborgi, de Chapecó - foto Euclydes da Cunha Neto

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti já foi repórter e editora no Diário Catarinense, apresentadora da TVBV e correspondente da Band Brasil em Santa Catarina, é sócia do escritório Informação há 18 anos, tem três livros publicados e pela primeira vez concilia seus trunfos - a larga experiência em jornalismo e a longa lista de amigos - para assinar uma coluna diária em um veículo eletrônico. Formada em Comunicação Social pela UFSC, Ana vem desbravando os labirintos da hipermídia em sua pesquisa de Mestrado, também na UFSC, e se propõe, aqui no Acontecendo Aqui, a dar uma nova dimensão ao seu trabalho, com a consistência dos conteúdos aliada à agilidade que só o universo digital proporciona. Contato: social@analavratti.com.br