Coluna Ana Lavratti: Festival Del Vino / Confraria do Champanhe / Arraial / Feijoada no Cube

16 de Junho de 2017

Festival Del Vino: Taís Murada, Marcia Nascimento e Angelica Menzen no lançamento

Como toda sexta-feira, a coluna chega recheada de delícias. Vamos às gourmandises do feriadão:

 

Neste sábado, dia 17, a Mestre Cervejeiro do bairro Itacorubi promove um festival ao ar livre com 23 opções de chopes, comidas de rua e Aerochurros, e a mais animada trilha sonora com as bandas Town-in, TBZ Blues e Dezadose. Entre os rótulos a serem servidos no aniversário de dois anos da franquia estão os catarinenses Lohn Sour Jabuticaba, Coruja Coice e Blumenau Frida, e os importados Verhaege Duchesse e Dieu di Ciel Moralitè.

 

Também neste sábado, tem a estreia da Feijoada do Cube, com atrações para mover multidões. Com cardápio de Gilvan Freire, ex-chef do Fasano, e uma roda de samba comandada por Dudu Nobre, o grupo Atrevidos, os DJs Pierre, Bertollo e Emerson Mello, o almoço tem tudo para virar festa e invadir a tarde de sábado em Jurerê.

 

Nos próximos três sábados os supermercados Hippo vão oferecer aos clientes uma degustação de pratos perfeitos para o Inverno. O chef Vilmar Turnes vai estar nas lojas da Pedra Branca, no dia 17, da Almirante Alvim, no dia 21, e de Coqueiros, no dia 28, preparando um Ravioli de carne e presunto ao molho vermelho e azeite de limão siciliano (em Palhoça) e uma Paella de vegetais tostados (em Florianópolis), esclarecendo dúvidas e demonstrando o resultado.

 

Festival Del Vino, que terá a sua quarta edição de 4 a 13 de agosto, na Praia do Rosa, anuncia as primeiras estrelas convidadas para a imersão em gastronomia e harmonização: o enólogo François Hautekeur, da casa Moët Hennessy Louis Vuitton, e o sommellier Eduardo Lopes, da vinícola chilena Concha Y Toro. Além da intensa programação do evento que já virou tradição do Inverno, o festival tem como diferencial a observação de baleias francas, que costumam fugir nesta época das águas geladas da Patagônia para o nosso litoral Sul.

 

Para contemplar quem prefere acordar tarde nos fins de semana, o Bossa República Churreria & Café aderiu à tradição americana de brunch nos domingos, oferecendo sucos, café, tostadas, waffle e salada de frutas num mix sob medida para condensar o café da manhã com o almoço. O atendimento no Passeio Pedra Branca é sob reserva, pelo fone: (48) 3065-2979.

 

Mais de 80 bares, em 12 cidades brasileiras, aderiram à segunda edição do Botecagem, que para motivar programinhas em botecos oferece até o fim de junho um combo em que as cervejas Serramalte ou Original, quando acompanhadas de um petisco, são vendidas com 50% de desconto. Em Floripa, cinco bares estão participando do Botecagem e concorrendo a uma vaga para a grande final do evento, dia 1º de julho, no Shopping Villa Lobos de São Paulo: Zé Mané, Rancho da Ilha, Trapiche Bar, Seo Brasil e Kibêlandia.

 

A Skol dá um empurrãozinho extra em quem ainda não saiu do seu quadrado. Na campanha “Quem é essa pessoa?”, a cervejaria reuniu 15 pessoas para uma gravação sem roteiro, aliás, sem que os mesmos soubessem que estavam participando de uma ação para quebrar estereótipos. Todos foram convidados a descrever como julgavam que fossem os donos de vários objetos, como, por exemplo, agulhas de crochê, com o resultado apontando os preconceitos inerentes aos estereótipos que costumamos criar.

 

Food park Meu Jardim, no Kobrasol, espera repetir a lotação do Dia dos Namorados, quando criou uma ambientação caliente com aquecedores, pelegos nas cadeiras e som romântico de piano e sax, na sua festa junina. O “arraiá” do Meu Jardim será no dia 24, com decoração especial, quitutes típicos e um concurso para a escolha do melhor traje.

 

No dia 25, o astral de festa junina toma conta do TAJ, em Balneário Camboriú. E olha a oportunidade: quem for à festa vestido a rigor tem entrada gratuita no arraial com decoração temática, comidas e bebidas típicas, touro mecânico, apresentação de quadrilha, banda e DJs.

 

Em Pomerode, de 5 a 16 de julho tem Festival Gastronômico, que chega à 13ª edição renovado. Como os 80 pratos servidos no evento já são famosos pelo sabor, eles agora vão surpreender pela apresentação. O consultor de food design Enio Valle preparou os chefs dos 11 estabelecimentos participantes para redesenhar os pratos, dando um motivo extra para o pavilhão permanecer lotado.

 

Merece registro:

 

Encontro de junho da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis, onde a prioridade não é beber, mas saber os segredos por trás do sabor, decifrou um rótulo servido há três anos nas cerimônias do Oscar: o champanhe Piper Heidsieck. Na Galeria de fotos a gente traz as imagens do jantar, na Alameda Casa Rosa. 

 

Na CasaCor Balneário Camboriú, o arquiteto Tuffi Mousse recebeu convidados no Estar Gourmet da Praia, incluindo os franqueados da mostra que encerra no dia 25 de junho: o casal Francis e Nessi Bernardo. Conciliando a simplicidade nos materiais que remetem à natureza com a tecnologia de ponta dos equipamentos, Tufi assegurou ao Estar Gourmet uma sofisticação urbana e funcional, que merecendo destaque entre os ambientes da Marina Beach Tower.

 

Fred Didoné recebeu convidados no feriado de 15 de junho, para comemorar os sete anos do Paradigma Cine Arte, com um mix de chocolate quente, crepes preparados na hora, quitutes do Café François, espumante e um lindo bolo personalizado. Trilha sonoro intimista, vista pro lago e sessões do Festival de Cinema Varilux completaram a festa, prestigiada por clientes e amigos de todas as idades.

 

Não é só na escolha dos ingredientes que Bela Gil prima pela autenticidade. A chef-nutricionista subiu ao palco do teatro Pedro Ivo, no dia 13 de junho, sem qualquer efeito especial no cenário ou figurino. De salto baixo, calça jeans e uma espontaneidade que logo cativou a plateia, priorizou a informação, chamando a atenção para algumas armadilhas da indústria alimentícia e do “marketing covarde”, que tenta camuflar com apelos enganosos o teor nocivo dos rótulos dos alimentos. Entre as receitas de vida que deixou, alertou para o fato de que muitas pessoas sabem mais sobre o modelo dos carros do que sobre o que comem, e para a premissa de que o que colocarmos no prato hoje vai determinar não apenas o nosso futuro, mas também o futuro da humanidade, já que o solo e a indústria correspondem às nossas demandas.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria:

 

Food park Meu Jardim: Dia dos Namorados e Festa Junina - foto Gabriel CQ

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti já foi repórter e editora no Diário Catarinense, apresentadora da TVBV e correspondente da Band Brasil em Santa Catarina, é sócia do escritório Informação há 18 anos, tem três livros publicados e pela primeira vez concilia seus trunfos - a larga experiência em jornalismo e a longa lista de amigos - para assinar uma coluna diária em um veículo eletrônico. Formada em Comunicação Social pela UFSC, Ana vem desbravando os labirintos da hipermídia em sua pesquisa de Mestrado, também na UFSC, e se propõe, aqui no Acontecendo Aqui, a dar uma nova dimensão ao seu trabalho, com a consistência dos conteúdos aliada à agilidade que só o universo digital proporciona. Contato: social@analavratti.com.br