Coluna Ana Lavratti: Fenatruta | Noite de Massas | Henrique Fogaça e Olivier Anquier vêm aí

16 de Agosto de 2019

Toda sexta, a Coluna traz sugestões para #ComerBem, em restaurantes e festivais

Al Amir: culinária árabe na praça de alimentação do Beiramar Shopping

 

ESCOLHA O SEU PROGRAMA:

 

Neste sábado, dia 17, tem Noite de Massas no recém-inaugurado Mirante Pedra Branca, em Palhoça. Em endereço nobre, na Avenida dos Lagos, com decoração sofisticada e toda a experiência gastronômica do chef Webber, o jantar será servido a partir das 19h com preço fixo, a R$ 60,00 por adulto.

 

Em Urubici, já virou tradição! De 23 de agosto a 29 de setembro tem Fenatruta, com restaurantes, bistrôs e churrascarias oferecendo pratos à base deste peixe saboroso e versátil. O lançamento será no dia 21, no Hotel Curucaca em Bom Retiro, com os convidados tendo uma prévia da variedade de receitas criadas a partir do peixe de águas frias.

 

Em Florianópolis, segue até domingo a Semana Balaclava, que nesta edição incluiu um bate-papo com Lícia Melo sobre a relevância política de comer. Para a co-fundadora da Afrodite-se Cozinha Consciente, reside nas escolhas alimentares do dia-a-dia os poderes de restauração de paz com a natureza, de culturas ancestrais matriarcais e de autonomia da saúde.

 

Também até domingo, a 10ª PommerlannFest espera reunir 15 mil visitantes em Pomerode. O foco é a exposição de animais, mas a culinária não deixa por menos. Além do restaurante principal, que oferece um buffet típico com comida alemã, há diversos pontos de comida e bebida na Zum Lamm Gastronomie Platz, a maioria à base de borrego, que é a carne jovem de ovelha.

 

Em Itajaí, de 1º a 20 de setembro tem Festival Sabores de Itajaí, com 22 estabelecimentos, entre cafeteria, bar, lanchonete, restaurante e bistrô, oferecendo pratos preparados com consultoria do Curso de Gastronomia da Univali. O lançamento será na praça do Museu Histórico de Itajaí, na rua Hercílio Luz, com os pratos servidos em um restaurante-container.

 

Em Nova Veneza, a sensação da próxima semana é a aula-show com o chef Henrique Fogaça, o famoso integrante do júri do MasterChef Brasil. Quem promove o evento, que também conta com a participação do chef Saimon Novack, de Criciúma, é a Rede Bistek de Supermercados. Aberto ao público e com ingressos já à venda, o encontro em torno do fogão será no dia 22 de agosto no Palazzo Delle Acque.

 

Enquanto isso, a rede Hippo comemora seus 22 anos com o 2º Hippo Gourmet Experience, no dia 24 de agosto, na Alameda Casa Rosa. As aulas-show exploram alimentação saudável, vinhos e cafés. Com 40 estandes, o evento também será rico em  degustações e encerra às 20h30min com uma atração especial: o chef Olivier Anquier, que além de comandar três restaurantes e uma padaria em São Paulo é o mais assíduo nas telinhas da TV.

 

 

GOURMANDISES:

 

Os exigentes sócios do Al Amir, Carlos Tarraf e Taise Cioccari, que pelo esmero em cada detalhe vêm fazendo do reduto árabe a grande atração da praça de alimentação do Beiramar Shopping, proporcionaram a jornalistas e influencers uma imersão nos sabores do Oriente... Matriarca da família, imigrante do Líbano residente em Foz do Iguaçu, Nadia Nasser provou na cozinha, em Florianópolis, porque o filho Carlos Tarraf faz questão de oferecer aos clientes massas produzidas artesanalmente, que fazem toda a diferença no sabor legitimamente árabe do cardápio do Al Amir.

 

Enquanto aguarda o grande evento anual, já marcado para 4 de outubro na Alameda Casa Rosa, a Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis segue com seu calendário de eventos para aperfeiçoar o paladar etílico com degustações e muita informação. No jantar de agosto, preparado pelo chef Rafael Campagnolo do resort Il Campanário, o sommelier Douglas Leyes apresentou nada menos do que o espumante italiano Ferrari Perlé Nero, um sonho de consumo no universo das borbulhas.

 

RECONHECIMENTO: Também é tempo de comemoração nos grupos Ostradamus e Outback. Com unidades no Ribeirão da Ilha e Coqueiros, o restaurante Ostradamus foi eleito o melhor lugar para comer frutos-do-mar em Florianópolis pela Revista Top View, de Curitiba. O Outback, enquanto isso, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar segundo o Best Place To Work, na categoria Restaurantes, conforme o ranking do Infojobs, que classifica as empresas com base nas avaliações dos usuários na plataforma.

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria:

 

 

 

Restaurante Al Amir
Al Amir: massas preparadas artesanalmente

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti