Coluna Ana Lavratti | Entrevista em vídeo com Tobias Markert, CEO da Floripa Airport

31 de Outubro de 2019

CEO do Floripa Airport é reconhecido como International Airport Professional pelo ICAO/IATA

Tobias Markert: CEO mantém sala integrada a toda a administração do aeroporto

 

Há dois anos o suíço Tobias Markert trocou Curaçao, onde trabalhava no Caribe, pela missão de concretizar um sonho da população de Florianópolis... dos turistas, dos empresários, das instituições e dos poderes constituídos: ter um aeroporto novo e moderno, capaz de deixar a Ilha menos ilhada do resto do mundo.

 

Graduado em Psicologia e Administração, reconhecido como International Airport Professional pelo ICAO/IATA, entidade que é referência no treinamento e em cursos ligados à aviação civil, Tobias não só inaugurou o  Aeroporto Internacional de Florianópolis no prazo previsto, como, ainda, entregou à sociedade uma completa estrutura de lazer, gastronomia e compras, o Boulevard 14/32, idealizado por ele com o conceito “Place to be”, ou seja, para ser usufruído independentemente de embarque ou desembarque.

 

O maior desafio nisso tudo, Tobias conta na nossa conversa, foi cumprir o prazo apertado. Além do tempo de execução das obras ser de 14 meses, a demanda ainda foi ampliada pela construção do Boulevard, já que a concepção de shopping center agregado surgiu no meio do projeto. Comemorando o ineditismo do Boulevard, pela proposta de se tornar ponto de encontro não somente de passageiros, mas de toda a comunidade, Tobias confessa que a transição foi melhor do que o esperado. Afinal, a migração de um terminal para o outro ocorreu no intervalo entre um e outro voo, sendo que a primeira decolagem se deu antes do horário previsto.

 

  

Enquanto nos bastidores já se comenta a possibilidade de o entorno do aeroporto, incluindo o terminal antigo, ser gradualmente potencializado, com centro de convenções, hotel e áreas para esporte, Tobias prefere fazer suspense sobre qualquer projeto futuro. Já as conquistas acumuladas, como a vinda de operações inéditas, são motivo de muito orgulho. Para o CEO, a chegada do Starbucks não é significativa apenas para o Boulevard e o aeroporto. É também uma deferência à cidade, considerando-se que a rede mundial de cafeterias só estava presente em dois estados do Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Sobre o interesse do grupo Zurich Airport em outros aeroportos no Brasil, Tobias adianta que há interesse em todas as privatizações, e que outros aeroportos de Santa Catarina integram um bloco interessante a ser leiloado no ano que vem, e que tem o aeroporto de Curitiba como principal operação. Até o momento, além de Florianópolis, onde a concessão vale até 2047, o grupo opera mais três terminais no país.

 

Finalizando, o CEO ainda analisa que um aeroporto com conforto e infraestrutura é apenas a porta de entrada para novos negócios, e que o desenvolvimento de Florianópolis, que tem a seu favor índices atrativos de Segurança, ainda depende de outros avanços, como as estradas e a rede hotelaria. “É um pacote que os turistas buscam”.

 

Quer conhecer melhor o executivo com forte atuação na Europa, no Caribe e agora no Brasil, a ponto de no mês de sua inauguração o Aeroporto Internacional de Florianópolis já contar com o título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe (ACI-LAC)? Então solta o play na nossa conversa multilíngue, em português e inglês.

 

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

 

Para ampliar as imagens do aeroporto, clique nas fotos da Galeria.

 

 

Boulevard do Aeroporto Internacional de Florianópolis
Boulevard 14/32: Place to be - foto André Coelho

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti