Coluna Ana Lavratti: Entrevista com Sandra Soares Melo, da Nutrigene

10 de Setembro de 2019

Florianópolis recebe em outubro o Simpósio de Genômica Nutricional, Fitoterapia e Nutrição Esportiva

Profa Dra Sandra Soares Melo é pioneira na área da nutrigenômica

 

Florianópolis vai receber um evento inédito de nutrição no dia 5 de outubro, e quem está por trás do I Simpósio de Genômica Nutricional, Fitoterapia e Nutrição Esportiva é a Profa. Dra. Sandra Soares Melo, pioneira na pesquisa sobre a nutrição personalizada com base no DNA.

 

Além dos debates científicos, com palestrantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o Simpósio compreende o lançamento nacional do livro “Rossi & Poltroniere: tratando de Nutrição e Dietoterapia”, de autoria de duas convidadas do evento: a Dra. Luciana Rossi e a Dra. Fabiana Poltronieri.

 

Destinado a nutricionistas, médicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, naturopatas, profissionais da gastronomia, da educação física e do comércio de suplementos, o Simpósio de Genômica conta ainda com uma “inovação” aberta ao público: a feira de Plantas alimentícias não-convencionais, as PANCs, que apesar de pouco consumidas, surpreendem pelo potencial nutricional.

 

 

Entre as PANCs exploradas na Oficina, inclusive com o compartilhamento de receitas, está a Ora-pro-nóbis, planta rica em proteína (que responde por 25% da sua composição), o que constitui uma excelente fonte de aminoácidos lisina e triptofano. Seu consumo também auxilia na perda de peso, pela grande quantidade de fibras que desencadeia a sensação de saciedade e recompõe a flora intestinal.

 

Também com alto teor de proteína, a PANC Peixinho, originária da Ásia, tem propriedades expectorantes, que aliviam a tosse e as inflamações de laringe. Isso para citar algumas, já que a feira compreende Beldroega, Caruru, Capuchinha e outros nomes que com o tempo devem se tornar cada vez mais conhecidos.

 

A organização do Simpósio é da Nutrigene, Clínica de Nutrigenômica fundada pela nutricionista que, graças ao seu pioneirismo, foi contemplada há 10 anos pelo Programa Sinapse da Inovação, da Fapesc, e pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP. Quer saber mais com quem domina o assunto? Então solta o play no vídeo abaixo ou garanta a sua inscrição neste link aqui:

 

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

 

Para ampliar as imagens e acessar o slideshow, clique nas fotos da Galeria.

 

 

Palestrante do simpósio de 5 de outubro
Palestrante do simpósio de 5 de outubro

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti