Coluna Ana Lavratti: Entrevista com Lara Perdigão, da ABIH-SC

06 de Agosto de 2019

Lara Perdigão apresenta os diferenciais do maior e mais importante encontro da hotelaria catarinense

Lara Perdigão: Relações Públicas e Diretora da ABIH-SC fala sobre o Encatho 2019

 

Maior e mais importante encontro da hotelaria catarinense, o 32º ENCATHO vai de 13 a 15 de agosto, no Centrosul, paralelamente à Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, a EXPROTEL. Promovido pela ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros tem participação gratuita para todos os envolvidos com o ecossistema turístico. Nesta edição, o próprio Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, estará em Florianópolis para o lançamento do programa Investe, dentro da programação da solenidade de abertura.

 

As inscrições estão abertas para empresários e trabalhadores do trade, de resorts a hotéis familiares, de albergues a motéis, das formas alternativas de hospedagem aos universitários do setor. Presidida pelo hoteleiro Osmar Vailatti, a ABIH-SC já havia confirmado, no início de agosto, a presença de mais de 600 participantes. Quem nos conta mais sobre os diferenciais desta edição é a Relações Públicas e consultora na área da hotelaria, Lara Perdigão.

 

 

Acompanhe, abaixo, alguns dos temas tratados nesta edição:

 

Formada em turismo e pós-graduada em marketing, Regina Segui é Diretora de Produto e Suprimentos da Atlântica Hotels, e mostra como cuidar das compras é indispensável para o bom funcionamento do negócio. Ter auxílio no gerenciamento de negociações, promoções e captação de novos fornecedores abre espaço para que o gestor otimize material, pessoal e caixa.

 

Formada em Hotelaria, pós-graduanda em Marketing Estratégico e coordenadora comercial no Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Fernanda Camargo fala da importância da consolidação do destino no mercado de casamentos e qual o papel da hotelaria na prestação de serviço.

 

Arquiteta e Urbanista, Mestra com a pesquisa "Acessibilidade nos bens culturais imóveis", Elisa Prado apresenta o Decreto Federal de 2018 que se refere aos preceitos de acessibilidade relativos ao projeto, à construção e adaptação de hotéis, pousadas e similares.

 

Graduado em Sistemas de Informação com Mestrado em Educação, Jonas Tasca fala sobre a implementação de políticas de segurança e contingência, atendendo às premissas do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Com o case do Beto Carrero World, Régis Acosta Rodrigues fala de inovação disruptiva; marketing de influência; inteligência digital e antecipação de novos players.

 

Graduada em Pedagogia com mestrado em Trabalho e Educação, Leila di Pietro mostra como reter profissionais que se destacam; como inovar com os próprios talentos e estimular o surgimento de novos talentos dentro da organização.

 

Mestre em Ciências Térmicas e Doutor em Engenharia Mecânica, Julio Cesar Berndsen apresenta a sistemática do Design for Service, com ganhos de eficiência no trabalho, melhor controle de custos, manutenção produtiva, redução de desperdícios, incluindo a possibilidade de todos os integrantes do time de gestão visualizarem a gestão de manutenção.

 

Turismólogo e Mestre em Administração, André Luiz Carvalho apresenta, pelo Senac, as macrotendências do comportamento do consumidor, os impactos da tecnologia e dos novos padrões trazidos pelos millenials, e estratégias adotadas pelo mercado para manter a competitividade em tempos de Compartilhamento.

 

Tecnóloga em Processos e especialista em Gestão de Processos, Carla Trindade apresenta a evolução dos processos de lavanderia. Consultora na Área Operacional de Governança e Lavanderia, ela compara a atual forma de gestão do enxoval e as transformações que vêm por aí, com métodos inovadores para garantir maior durabilidade.

 

 

Coordenador de Marketing da HSystem, Diego Corrêa fala sobre os 21 erros conceituais e práticos mais comuns ao aplicar a precificação dinâmica. Entre as metodologias que ele aborda na palestra está o Revenue Management, ou gerenciamento de receita, para equilibrar a taxa de ocupação e os lucros dos estabelecimentos hoteleiros.

 

Arquiteta e urbanista, Patrícia Moschen traz as inovações de arquitetura, com diferentes propostas capazes de estabelecer uma relação sensitiva e de identidade entre o hóspede e o empreendimento hoteleiro.

 

Mastercoach e CEO da PromoBoo Live Marketing, Greyce Lopes mostra como a gameficação proporciona engajamento e estímulo competitivo, fidelizando tanto os clientes quanto a própria equipe hoteleira.

 

Co-fundador e CEO da Asksuite Hotel Chatbot, Rodrigo Teixeira mostra como novas tecnologias contribuem para organizar processos e aumentar a eficiência operacional, com reflexos diretos nas vendas na central de reservas.

 

Com experiência em gestão educacional, metodologias ativas, saúde da família e envelhecimento, Daniella Jora aborda as necessidades e os desejos de uma geração que está vivendo mais e melhor. Como as novas estatísticas sobre o envelhecimento alavancam oportunidades o turismo da terceira idade, produtos e serviços na hotelaria

 

Jornalista, bacharel em Direito, gestora de Turismo, consultora, empresária e diretora de Turismo e Eventos da Associação Náutica Brasileira, Michele Castilho mostra como a Economia do Mar pode transformar e movimentar toda uma cadeia produtiva.

 

Na palestra de encerramento da programação de quarta-feira, Fábio Vieira, da Resultados Digitais, mostra os benefícios das ferramentas de gestão de vendas para aumentar a performance de times comerciais, organizando e controlando o processo comercial, e consequentemente, ajudando a vender mais.

 

Na palestra de encerramento da programação de quinta-feira, Jorge Della Via Junior, da PluginBot,  traz uma apresentação sobre a transformação digital, mostrando como a inteligência artificial impacta na experiência do hóspede, na gestão e condução do empreendimento.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

Encatho e Exprotel: de 13 a 15 de agosto
Presidente da ABIH-SC, Osmar Vailatti (à dir)

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti