Coluna Ana Lavratti: Casa Cor / Gourmandises / Agenda cultural

17 de Maio de 2017

Sexta é dia de Sexta Jazz AF na programação do CIC - foto Papaya Fotografia

Novo ritmo:

 

Aos leitores mais fieis, começo a coluna antecipando a mudança. De hoje a 17 de junho, pelo período de um mês, a coluna vai circular com três edições semanais. Mas independente da assiduidade, mantém o compromisso de elencar o que “acontece aqui”, com Galeria de Fotos, Gourmandises, Culturetes, o universo da moda e da beleza onde é sempre alta estação. Muito obrigada pela companhia e interface tão carinhosa neste primeiro ano de Acontecendo Aqui. E vamos aos bons programas deste Outono.

 

Culturetes:

 

Nesta sexta, dia 19, a Aliança Francesa promove mais uma edição da Sexta Jazz AF, no Centro Integrado de Cultura. Com entrada gratuita, a performance no salão Lindolf Bell faz um tributo ao guitarrista norte-americano Mike Stern. Murilo Morello, na guitarra, Tiê Pereira, no Baixo, e Mauro Borghezan, na bateria, são os responsáveis pelo jazz fusion.

 

A exposição “Iconografia 344”, criada para celebrar o aniversário de Florianópolis, terá três atividades de encerramento: uma Roda de Conversa com historiadores e artistas, no dia 18, uma visita guiada no dia 20, e um recital com Rodrigo de Haro no dia 25. Tudo sob a curadoria do médico Ylmar Correa Neto, na Fundação Cultural Badesc.

 

A Camerata Florianópolis, que reuniu 20 mil pessoas no concerto de aniversário de Florianópolis, também será a atração do aniversário de Biguaçu. O espetáculo Rock’n Camerata, em que os instrumentistas ecoam o melhor rock da banda Brasil Papaya, será apresentado no dia 19, às 20h, na Praça Nereu Ramos.

 

De 19 a 21 de maio tem segunda edição da Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa, com duplo endereço: no Museu da Escola Catarinense e na Faferia - DNA de Arte, um próximo ao outro no Centro histórico de Florianópolis. O evento reúne estandes, novos talentos, Parquinho com atrações infantil, galeria de artes, comércio e troca-troca de artes impressas.

 

Doutora em história pela Universidade de São Paulo e em literatura pela Universidade Federal de Sana Catarina, Rosângela Cherem vai ministrar o curso “História da arte e suas transitividades” a partir do dia 20, com aulas oferecidas um sábado por mês, das 14 às 18h. A participação é gratuita e os encontros são na Fundação Cultural Badesc.

 

Estão abertas as inscrições para a Mostra de dança Exercícios Cênicos, que acontece no dia 22 de junho, em Florianópolis. Promovida pelo Instituto Jovem Ballet de Santa Catarina, a mostra tem como diferencial as oportunidades criadas para “trabalhos em andamento”, que estejam em processos de pesquisa ou ritmo de pré-estreia. Mais informações pelo e-mail: contato@jovemballet.com.

 

 

Gourmandises:

 

A tradição da Feijoada de Outono também contagiou a Cervejaria Devassa, no Centro. A estreia da Feijuca Devassa é neste sábado, ao som da banda Swing Maneiro. Além do farto buffet em sistema open food (a R$ 50,00), o público terá chopp em dobro até as 16h30min.

 

Quem assina a novidade de maio na Usina do Hamburguer é Rafael Korova, sócio da badalada grife de street wear que leva seu sobrenome. A receita leva pão de batata, tomate, hamburguer, queijo, geléia de bacon, sour cream picante, rúcula e ovo frito.

 

No Vie Vin Vinho & Cultura, a estação das sopas já está em cartaz. Todas as quartas-feiras, a partir das 18h30min, a chef Rejane Welang oferece quatro clássicos com toques autorais, como a Sopa de Ervilha com crispy de copa e a Sopa de Feijão branco com cravo.

 

Novo restaurante japonês do Centro, o Noma Sushi, já chega cheio de estilo. Com projeto da arquitetas Amanda Sayuri e Clara Machado, tem até mesmo um Beco Japonês, com grafites dos artistas Paulo Gôvea e Isabela Teixeira, entre outros experts em arte urbana.

 

 

# MIX eletrônico

 

Sábado, dia 20, tem BC Revival no TAJ, com os hits do Disco, Dance, Reggae, Pop, Rock e Soul. Além dos DJs convidados, a iluminação retrô contribui com a recriação da atmosfera das pistas nos anos 1990 e 2000.

 

Também em Balneário Camboriú, sábado tem DJ Aoki nas comemorações de 10 anos do Green Valley. Além do showman que integra a lista dos Top 100 DJs mundiais da DJ Mag, a festa reúne em dois palcos mais sete atrações.

 

No P12, sábado é dia do coletivo de DJs mascarados A Liga comemorar seis anos de sucesso. A festa começa cedo, às 14h, e a nova turnê Revolving inclui entre os convidados o mineiro Ftampa, primeiro DJ a representar o Brasil no palco principal do Tomorrowland, na Bélgica

 

 

Save the dates:

 

Cantor Paulo Ricardo, que marcou época com seu “olhar 43”, programou duas escalas da nova turnê “On the rock” em Santa Catarina: no dia 18 no teatro do CIC e o dia 20 no teatro Elias Angeloni, em Criciúma. Intimista, o show mecla sucessos da banda RPM com canções dos Beatles, U2, Rolling Stones e outros cantores consagrados.

 

Daniel Rocha, o par romântico de Cláudia Raia na novela A Lei do Amor, vem aí para contracenar com o ator Hugo Bonemer em Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Brusque, entre 26 e 28 de maio. O texto do espetáculo Frames chegou a ser indicado ao prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2009.

 

Na próxima semana também tem Gusttavo Lima no Centro de Eventos Petry. O sertanejo traz para Biguaçu, no dia 26, os sucessos do novo DVD 50/50.

 

Já é grande a expectativa em torno do Balé da Ópera Nacional da Ucrânia, o Kiev Ballet, que está comemorando 150 anos de fundação. Em Santa Catarina, a turnê aporta em Florianópolis e em Jaraguá do Sul, no mês de agosto, com duas performances emblemáticas no universo do ballet clássico:  “O Lago dos cisnes” e “A bela adormecida.

 

Além do Folianópolis, em novembro, Ivete Sangalo aporta em Florianópolis no dia 1º de setembro, na companhia de ninguém menos que o grupo Jota Quest. A musa do axé e a banda com álbum novo, o Pancadélico, se apresentam no Stage Music Park, e os ingressos já estão à venda. 

 

 

Galeria de Fotos:

 

Francis e Luiz Bernardo, franqueados da Casa Cor em Santa Catarina, lotaram os seis andares do Marina Beach Towers na festa de inauguração da Casa Cor 2017, no dia 13 de maio. A edição deste ano, que precede em quatro meses a de Florianópolis, conta com 58 profissionais, e fica em cartaz até 25 de junho. O clima de praia é marca registrada dos ambientes, em total sintonia com o cenário com estrutura de marina. Já no Loft, da equipe JJ Design, a inspiração veio da coleção Outono-Inverno Lez a Lez. Além do mot Hanami, em referência ao costume tradicional japonês de contemplar as flores, o ambiente tem um aroma exclusivo que não passa despercebido pelos convidados.

 

Clique nas fotos de Carlos Alves para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

Casa Cor: Alexandre Voigt no The great living

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre pela PGET/CCE/UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br